Tradener assume controle de eólica no RN
Maurício Corrêa, de Brasília (com apoio da Petrobras) —
A Petrobras anunciou através de comunicado ao público na internet, que concluiu a venda da totalidade de sua participação de 51% no capital social da sociedade Eólica Mangue Seco 2 – Geradora e Comercializadora de Energia Elétrica S.A. para a Mangue Seco Participações S.A., investida do Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Pirineus (FIP Pirineus).
O FIP Pireneus, que já controlava 49% de participação acionária no empreendimento, agora detém 100% de participação no capital social da Eólica Mangue Seco 2, localizado no Rio Grande do Norte. Quem controla o FIP Pireneus é a comercializadora Tradener, de Curitiba, que também atua no segmento de geração através de Pequenas Centrais Hidrelétricas e de parques eólicos instalados nos estados da Bahia e Ceará.
Walfrido Ávila, presidente da Tradener, não esconde a sua satisfação com a operação que levou a empresa a controlar o parque eólico no Rio Grande do Norte. “Tem muita gente preocupada apenas com a MP da Eletrobras. Isso é relevante, mas é importante observar que o que acaba de acontecer com Mangue Seco 2 também é uma privatização, na qual uma empresa privada assume o controle de um parque que era estatal. Nós, da Tradener, estamos muito satisfeitos com a expansão do nosso segmento de geração, principalmente com a energia eólica, pois mostra o nosso compromisso com o meio ambiente e a geração de energia limpa”, disse Walfrido.
Segundo a Petrobras, após o cumprimento de todas as condições precedentes, a operação foi concluída com o pagamento de R$ 34,2 milhões para a estatal, já com os ajustes previstos no contrato de compra e venda de ações.
“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas”, mencionou o comunicado divulgado pela Petrobras.
A Eólica Mangue Seco 2 faz parte de um complexo de quatro parques eólicos (Mangue Seco 1, Mangue Seco 2, Mangue Seco 3 e Mangue Seco 4) localizado em Guamaré, no estado do Rio Grande do Norte, com capacidade instalada total de 104 MW. A Eólica Mangue Seco 2 detém e opera um parque eólico, com capacidade de 26 MW.