Pós-guerra explica mobilidade elétrica no Japão
Da Redação, de Brasília (com apoio da Nissan) —
Em 1947, enquanto o mundo passava por uma mudança econômica, 200 colaboradores da fabricante de aviões Tachikawa eram transferidos para a empresa Tokio Automobile CO., Ltd. Assim nascia o Tama, um dos primeiros protótipos elétricos e também um marco na história da Nissan como pioneira na criação e no desenvolvimento de veículos elétricos.
Grande ícone dos 70 anos de legado da Nissan nessa trajetória, o Tama foi batizado com o nome da cidade onde nasceu. Devido à escassez de energia após a Segunda Guerra Mundial, o governo japonês incentivou a produção de veículos elétricos. Desenvolvido por engenheiros aeronáuticos, o Tama utilizava baterias substituíveis de chumbo ácido e atingia 3,3 kW de potência, para uma velocidade máxima de 35 km/h (22 mph). Uma versão perua compacta surgiria mais tarde. Foi comercializado até 1950, em meio à recuperação do pós-guerra e estabilização do fornecimento de petróleo.
E o que o Nissan Leaf, que hoje percorre as ruas da América Latina, aprendeu com seu irmão mais velho? Primeiro carro de passeio 100% elétrico a chegar à região, está presente em mais de 50 países desde o ano de seu lançamento, em 2010. Com mais de 500 mil unidades vendidas e mais de 2.500 milhões de quilômetros rodados mundialmente, o Leaf já permitiu evitar que 2,1 milhões de toneladas de CO2 fossem despejadas na atmosfera.
Com vários prêmios e reconhecimentos em todo o mundo, o Leaf revolucionou o conceito de mobilidade. Este modelo incorpora a visão da marca Nissan Intelligent Mobility (NIM), que busca transformar a forma como os veículos são impulsionados, conduzidos e integrados na sociedade, com zero emissão e zero acidente. O Leaf também introduziu uma das tecnologias mais revolucionárias em seu lançamento, o E-Pedal, que permite que o condutor acelere e freie com um único movimento, sem a necessidade de mudar de pedal.
Além disso, o modelo oferece custos de manutenção cerca de 30% menores que o veículo mais competitivo com caraterísticas similares e trajetos até 80% mais econômicos que um veículo com motor a combustão interna. Nesta trajetória rumo a um mundo mais conectado e sustentável, a Nissan oferece os benefícios dos veículos elétricos que se adaptam aos vários estilos de vida e necessidades dos usuários, convidando a todos a fazer parte desta mudança.