Cientistas lançam livro que estuda os raios
Da Redação, de Brasília (com apoio do Elat-CCST/Inpe) —
De forma inédita, o livro “Brasil: Campeão Mundial de Raios”, dos cientistas Osmar Pinto Jr. E Iara R.C.A. Cardoso, destaca histórico sobre cobertura do monitoramento de raios do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Na obra, os autores apontam como minimizar os impactos desse fenômeno da natureza e trazem o panorama do conhecimento atual sobre o tema, passando pela ocorrência no planeta até chegar a como serão os raios no Brasil futuramente.
Após 30 anos, desde o início do monitoramento de raios em Minas Gerais, o Brasil passa a ser monitorado integralmente, o que é fundamental para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) de transmissão de energia elétrica, que integra as diferentes fontes de produção de energia e possibilita o suprimento do mercado consumidor.
Os 70 milhões de raios que atingem nosso país por ano causam desligamentos transitórios das linhas de transmissão que, eventualmente, podem causar os conhecidos apagões.
Esse monitoramento é feito de forma integrada por um conjunto de redes de superfície e um sensor ótico a bordo de um satélite geoestacionário, similar a uma câmera de televisão, o que permite maior precisão e redundância, detectando a ocorrência de mais de 95% dos raios em nosso país.
Um dos setores mais beneficiados com esse acompanhamento é o setor elétrico, uma vez que as observações ajudam a reduzir os altos prejuízos causados pelos raios.
Estima-se que, anualmente, os danos causados pelas descargas atmosféricas ao setor elétrico ultrapassem R$ 1 bilhão e, com o aumento da incidência no futuro, esse prejuízo possa aumentar se o setor não se preparar.
O livro será lançado em formato digital no dia 15 de setembro, véspera do início da temporada anual de raios no Brasil, mas já está em pré-venda e pode ser adquirido através das plataformas da Amazon, Livraria Cultural, Rakuten Kobo, Google Play Books e Apple Book.