Neonergia: Aneel abre processo de fiscalização
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel/Neoenergia) —
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a concessionária Neoenergia Brasília apresentou, nesta quinta-feira, 02 de dezembro, planejamento de ações emergenciais para melhorar a prestação do serviço no Distrito Federal.
Na mesma data, a agência reguladora instaurou processo de fiscalização para verificar a execução dessas ações. O trabalho inclui avaliação do plano apresentado quanto às medidas necessárias para melhorar o fornecimento e a presença da equipe de fiscalização da Aneel, in loco, nos próximos dias, na sede da Neoenergia no DF.
As ações propostas pela Neoenergia Brasília são as seguintes:
- No âmbito da melhoria do atendimento aos consumidores:
- Disponibilização de três Agências Móveis de Atendimento em locais de grande circulação com implementação até 06 de dezsembro de 2021;
- Reabertura de seis lojas de atendimento presencial, sendo três delas até 06 de dezembro de 2021 e as demais até o final de dezembro de 2021; e
- Ampliação do call center com acréscimo de mais de 50 atendentes, que representam um aumento de 30% no quadro atual, a ser atingida até 30 de dezembro de 2021.
- 2. No âmbito da melhoria da continuidade do fornecimento:
- Reforço emergencial temporário, até 17 de dezembro de 2021, de até 180 profissionais de outros estados para atuar no atendimento de falta de energia e acelerar a manutenção preventiva, poda de árvore e instalação de espaçadores na rede;
- Mobilização emergencial temporária, até 17 de dezembro de 2021, da ordem de 30 profissionais terceirizados de outros estados para atuação em manutenção com maior complexidade e reconstrução de rede danificada por queda de árvores;
- Contratação estrutural de novas empresas terceirizadas com cerca de 100 profissionais para reforço no atendimento de falta de energia, execução de obras de melhoria e manutenção;
- Contratação estrutural de nova empresa terceirizada com equipe da ordem de 30 profissionais para reforço no atendimento à falta de energia;
- Contratação estrutural de mais de 40 eletricistas próprios formados na escola de eletricistas da Neoenergia/Senai para atuação no atendimento de falta de energia; e
- Contratação estrutural de nova empresa terceirizada com cerca de 30 profissionais para realização de poda de vegetação.
Neoenergia confirma compromisso
Através de comunicado na internet, a Neoenergia Brasília confirmou que se comprometeu com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a cumprir um plano de ações emergenciais para a prestação de serviço no Distrito Federal. Na reunião realizada na manhã da última quarta-feira (1º), a empresa antecipou ao órgão regulador as medidas que estão sendo intensificadas para melhorias operacionais e no atendimento comercial. No encontro, a direção da distribuidora reiterou o empenho em adotar providências para assegurar a continuidade do fornecimento de energia aos mais de 1,1 milhão de clientes da área de concessão.
As ações desenvolvidas pela companhia preveem desde a ampliação da capacidade dos canais de relacionamento digitais e presenciais até o acréscimo de equipes operacionais para atuarem diretamente na manutenção e prevenção do sistema elétrico. As medidas integram o plano de contingência para o enfrentamento do período chuvoso, caracterizado por precipitações de maior intensidade associadas a rajadas de ventos e descargas atmosféricas.
“Nesse sentido, a empresa não está medindo esforços para minimizar os transtornos provocados pelas chuvas dos últimos dias. Com o reforço de 238 profissionais na operação, a empresa passa a contar com um efetivo de aproximadamente 630 trabalhadores, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, o que representa quase três vezes o efetivo regular”, diz o comunicado da Neoenergia.
Além dos 98 profissionais que já estão reforçando os trabalhos, desde a quarta-feira (1º), mais 81 trabalhadores das demais distribuidoras do grupo Neoenergia estão se deslocando para o DF para executar ações preventivas e emergenciais. A Neoenergia Brasília também prevê o reforço de mais 59 terceiros para atuação em campo. O atendimento comercial receberá 83 posições adicionais, totalizando 270 profissionais. Um núcleo especializado foi estruturado para atuar especificamente no ressarcimento de danos elétricos, segundo garantiu a concessionária.