GE fará operação e manutenção de Igaparava
Da Redação, de Brasília (com apoio da GE) —
A divisão de Hydro da GE Renewable Energy assinou um contrato para o fornecimento do escopo completo de Operação e Manutenção (O&M) da Usina Hidrelétrica de Igarapava, localizada no Rio Grande, na Bacia do Rio Paraná, entre os municípios de Igarapava e Rifaina, em São Paulo e os municípios de Conquista e Sacramento, em Minas Gerais. A Usina Hidrelétrica de Igarapava foi pioneira no Brasil no uso do grupo de turbinas geradoras do tipo “Bulbo”, que otimiza a geração de eletricidade a partir de represas com fluxo rápido e quedas d’água de menos de 20 metros de altura.
A GE Renewable Energy foi uma das principais fornecedoras de equipamentos e soluções essenciais durante a construção e instalação de Igarapava. Agora, sob esse novo contrato, a empresa fica responsável pela operação e manutenção das cinco unidades geradoras da hidrelétrica, com 42 MW cada, totalizando 210 MW de capacidade instalada. Essa quantidade de energia é suficiente para atender à demanda de eletricidade para uma cidade de 225 mil pessoas.
Para executar o escopo contratado, a GE Renewable Energy contará com uma equipe de profissionais para operar a hidrelétrica 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos próximos cinco anos. Além da operação diária, a equipe da GE também é responsável por definir e executar todo o plano de manutenção da planta, desde atividades de rotina até as manutenções preditivas, preventivas e não-planejadas.
“Esse novo contrato com a Usina Hidrelétrica de Igarapava mostra a confiança do cliente em nossa experiência e conhecimento na operação e manutenção de usinas hidrelétricas, acumulados em mais de 20 anos de operação no setor no Brasil”, diz Cláudio Trejger, presidente e CEO da divisão de Hydro da GE Renewable Energy na América Latina. “Reafirmamos nosso compromisso de apoiar a geração de energia limpa, acessível e confiável para milhões de brasileiros, contribuindo para otimizar as operações das usinas, a fim de que elas possam aproveitar o máximo de seus ativos e dos recursos disponíveis para atender à demanda de eletricidade no país”, diz.
“A planta tem mais de 23 anos e o nosso foco é manter a administração de Igarapava bastante sólida. Para isso, vimos a necessidade de ter como parceira uma empresa como a GE Renewable Energy, que pudesse realizar a operação e manutenção com grande capacidade tecnológica e experiência na mitigação de riscos.” diz Cláudio Silva, gerente geral da Usina Hidrelétrica de Igarapava. “Além da experiência técnica, a equipe da GE Renewable Energy também demonstrou estar comprometida com práticas de alto padrão em governança, saúde, segurança e desenvolvimento de pessoal, o que é refletido de forma positiva nas operações diárias”, conclui.
A UHE Igarapava pertence ao consórcio formado pelas empresas Votorantim Energia, Aliança Geração de Energia, Cia. Siderúrgica Nacional e a mineradora AngloGold Ashanti Córrego do Sítio Mineração.