Furgão elétrico é boa notícia para BYD
Da Redação, de Brasília (com apoio da BYD) —
A BYD Brasil inicia o ano com o que considera uma excelente notícia. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a marca foi líder no mercado nacional de comerciais leves elétricos em 2021. Os resultados mostram que o furgão 100% elétrico BYD eT3 foi o modelo mais vendido do segmento, no ano passado, superando o seu principal concorrente, o Renault Kangoo ZE. O mercado brasileiro contabilizou 251 unidades comercializadas dessa modalidade de veículos elétricos. Desse total, 49,4% (124 unidades) pertencem ao furgão BYD eT3.
A aceitação dos consumidores por veículos sustentáveis é cada vez maior no mercado brasileiro, particularmente no segmento de comerciais leves elétricos. Para se ter ideia, houve um aumento de 154% em vendas em comparação com 2020. E o próprio modelo da BYD é reflexo desse comportamento.
O BYD eT3 viu suas vendas saltarem nos últimos dois anos. Em 2020, haviam sido comercializadas apenas 19 unidades. Ou seja, com as vendas registradas no ano passado (124 unidades), o crescimento superou a casa de mais de 500%.
Para o Márcio D’Agosto, coordenador do Programa Logística Verde Brasil, a prática sustentável das atividades logísticas representa um diferencial competitivo indispensável num mercado que cada vez mais valoriza a abordagem ESG na gestão dos negócios.
“A eletrificação do transporte delivery pode ser considerada como uma das principais ações para reduzir impactos ambientais em áreas urbanas, como a emissão de poluentes atmosféricos e ruídos, nocivos à saúde da população e da emissão de gases de efeito estufa (GEE), responsáveis pelas mudanças climáticas”, argumentou.
O furgão BTD eT3 possui autonomia para até 300 km e possibilidade de recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de viagem, o modelo tem capacidade para 720 kg de carga e espaço no compartimento para 3,3 mil litros, com peso total de 1.700 kg. O modelo apresenta limitação da velocidade para até 100km/hora, trazendo mais segurança e maior autonomia, além de novos packs de baterias elétricas, característica que permite uma recarga DC, mais rápida e estável.
“Nosso furgão é uma opção sustentável para diversos setores da economia, com o de delivery. Muitas empresas já estão apostando nesse tipo de veículo, reforçando suas agendas ESG. Afinal de contas, trata-se uma forma de reduzir emissões de carbono. Essa é a tendência”, destaca Adalberto Maluf, diretor de Marketing e de Sustentabilidade da BYD.
O furgão elétrico da BYD é considerado uma solução amplamente sustentável, pois deixa de emitir 16.534 kg de CO2 por ano de trabalho, o que equivale ao plantio de 1.377 árvores por veículo. Em termos econômicos, comparando com um veículo a gasolina equivalente, o veículo a combustão tem um custo aproximado de R$ 0,41 por km rodado, enquanto a recarga do furgão custa em torno de R$ 0,09 por km, ou seja 78% menor.
Carlos Roma, diretor geral da TB Green, um dos principais clientes da área de logística da BYD Brasil, define o furgão elétrico eT3 como uma picape e delivery (muito além de uma furgoneta), opção ideal para as entregas nas grandes cidades, conduzidos pelos “Green Pilots”, como são reconhecidos os motoristas do modelo na sua empresa. Roma aponta os grandes diferenciais e os seus principais benefícios do modelo.
“O modelo BYD tem zero emissão de poluentes e é um veículo extremamente silencioso”. O executivo lembra ainda que, a maioria dos veículos à combustão utiliza câmbio de cinco marchas e três pedais (embreagem, freio e acelerador). “Dirigir um veículo comercial, com câmbio automático, ar-condicionado e apenas dois pedais, representa uma maneira inovadora que traz grande benefício para o motorista, reduzindo até esforço repetitivo, sem falar no conforto e prazer em conduzir o furgão”, ressalta.