Governo lança programa para uso do biogás
Da Redação, de Brasília (com apoio da Abiogás) —
A fim de fomentar a produção e o uso sustentável do biometano no Brasil, o Governo Federal lançou o programa
Metano Zero, iniciativa que contou com importantes contribuições da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).
O biometano é um gás 100% renovável equivalente ao gás natural. Ele é utilizado na indústria ou nos transportes, em substituição ao GLP (gás de cozinha), óleo diesel e outros derivados de petróleo. A redução de custos é da ordem de 30%.
A iniciativa, na avaliação da Abiogás, é importante para o cumprimento de metas de redução de emissão de gases
causadores de efeito estufa e para a descarbonização do setor agropecuário brasileiro.
Ao longo do processo de elaboração do programa Metano Zero, a ABiogás participou ativamente representando o setor com contribuições técnicas, apresentando elementos técnicos, de mercado e regulatórios, e evidenciando o grande potencial brasileiro para a produção e o uso do biocombustível.
Com a iniciativa, o biometano será incluído no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da
Infraestrutura (Reidi), o que beneficiará o setor com a suspensão da cobrança de PIS/Cofins, durante o período de fruição do benefício, para aquisição de máquinas, materiais de construção, equipamentos e outros.
Serão construídas novas plantas para produção do biocombustível. Isso vai permitir a oferta do produto e a instalação de corredores verdes para abastecimento de veículos pesados, substituindo parte da frota movida a diesel. Assim, a medida trará impactos positivos na redução de emissões de gases do efeito estufa. Também beneficiará a
qualidade do ar, pela redução de emissões de particulados, além de diminuir o preço ao consumidor final por quilômetro rodado e a geração de ruídos para a população.