Concluída LT que interliga NE e SE
Da Redação, de Brasília (com apoio da Taesa/Isa CTEEP) —
As transmissoras de energia elétrica Taesa e Isa CTEEP concluíram a construção da Interligação Elétrica Aimorés, localizada no estado de Minas Gerais e formada pela linha de transmissão 500 kV Padre Paraíso 2 – Governador Valadares 6, com 208 quilômetros de extensão. O investimento realizado foi de aproximadamente R$ 425 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de R$ 87 milhões (ciclo tarifário 2021/2022).
O empreendimento é essencial para levar a energia de fontes renováveis gerada no Nordeste para o Sudeste, região de maior consumo de carga, aumentando a confiabilidade e a segurança energética do País. Além disso, o projeto também traz reforço ao sistema de transmissão local, facilitando o escoamento interno da energia produzida no Sul da Bahia, equalizando oferta e consumo no estado.
“A expansão da malha de transmissão de energia é um dos aspectos mais importantes do setor elétrico atualmente. A inauguração de Aimorés contribui positivamente na segurança energética do País e reforça a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN), contribuindo no escoamento e transporte da energia renovável gerada no Nordeste”, comenta Luís Alessandro Alves, diretor de Implantação da Taesa.
“Energizamos mais um importante projeto para o sistema elétrico do Brasil e tenho certeza de que estamos avançando em nossa estratégia de expansão nacional com geração de valor sustentável, beneficiando a sociedade com a interligação de fontes geradoras de energias renováveis aos grandes centros de consumo”, acrescenta Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da Isa CTEEP.
As obras se iniciaram em 2017 e geraram cerca de 1.200 empregos, com contratação expressiva de mão de obra local. Durante a construção, em locais com muita vegetação, os cabos da linha de transmissão foram lançados com o uso de drones, evitando o corte de mata nativa.
Também foi doada uma área preservada de 237 hectares para ser agregara à Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata do Passarinho, único local em que é encontrado o Entufado-baiano, uma espécie de ave muito ameaçada de extinção.
A Interligação Elétrica Aimorés, arrematada no Lote 04 do leilão de transmissão realizado em 2015, foi construída pela Aliança Interligação Elétrica (AIE), consórcio envolvendo as duas empresas, na proporção igualitária de 50%.