Subsea 7 ganha contrato no campo de Búzios
Da Redação, de Brasília (com apoio da Subsea 7) —
A Subsea 7, multinacional de origem norueguesa, com sede no Reino Unido, que opera no segmento de projetos offshore e serviços para o mercado de energia, anunciou que venceu a licitação para desenvolvimento do 8º módulo do campo de Búzios, localizado a aproximadamente 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a 2 mil metros de profundidade, no pré-sal da Bacia de Santos. O valor combinado é de aproximadamente US$ 750 milhões.
O escopo do contrato inclui projeto de engenharia, fornecimento de bens, fabricação, instalação e pré-comissionamento de aproximadamente 126 quilômetros de linhas submarinas de dutos rígidos. O acordo prevê ainda 98 quilômetros de linhas flexíveis e 88 quilômetros de umbilicais e infraestrutura associadas, além de ancoragem de linhas ao FPSO.
– Esse contrato é o reconhecimento do trabalho de cada colaborador envolvido e materializa nossa estratégia de atendimento de clientes no Brasil. Estamos orgulhosos de desenvolver mais esse projeto em parceria com a Petrobras — avalia Daniel Hiller, vice-presidente da Subsea 7 Região Brasil.
O gerenciamento do projeto e a engenharia começarão imediatamente nos escritórios da Subsea 7 no Rio de Janeiro e em Paris. A fabricação dos dutos ocorrerá na unidade da Subsea 7 em Ubu, no Espírito Santo, e as operações offshore estão previstas para 2024 e 2025, usando um dos barcos da frota da Subsea 7, no Brasil.
A Subsea 7 está presente na região Brasil há mais de 35 anos e conta com mais de 1.400 colaboradores distribuídos em bases operacionais no Espírito Santo, em Rio das Ostras (RJ) e em Niterói (RJ), além de um escritório na cidade do Rio de Janeiro.
A empresa já instalou mais de 1 mil km de linhas rígidas e mais de 4 mil km de linhas flexíveis no Brasil e atualmente tem uma moderna frota local composta por 5 PLSVs ((Pipe Laying Support Vessel, que são navios que lançam e recolhem tubulações no mar, conectando as plataformas a sistemas de produção de petróleo) e mais de 40 ROVs (Remoted Operated Vehicle, um tipo de veículo submarino subaquático operado remotamente).