Chevron compra gás natural da Venture Global
Da Redação, de Brasília (com apoio da Venture Global/PR Newswire/AE) —
A Venture Global, uma produtora de gás natural no Sul dos Estados Unidos, anunciou a execução de dois contratos de compra e venda de longo prazo para a compra de 2 milhões de toneladas por ano de GN liquefeito (GNL) por 20 anos. Nos termos dos acordos, a petroleira Chevron o gás produzido nos campos denominados Plaquemines LNG e CP2 LNG. A construção da Plaquemines LNG teve início a todo vapor em agosto de 2021 e, como garante a Venture Global, segue forte. Espera-se que a construção da CP2 LNG comece em 2023.
“A Venture Global tem o prazer de iniciar um acordo de GNL de longo prazo com a Chevron, uma das principais empresas de energia integrada do mundo”, disse Mike Sabel, CEO da produtora de gás. “Esta é uma adição notável ao nosso portfólio crescente de clientes na CP2. Nossa abordagem inovadora e comprovada para implementação de transporte de GNL por trens nos permite entregar energia a nossos clientes de forma mais rápida e com o menor custo do mercado. À medida que nos preparamos para lançar os trens de número 55 a 90 na CP2, estamos honrados que essa vantagem competitiva tenha sido reconhecida pela Chevron “.
“Nossos acordos com a Venture Global permitem que a Chevron ofereça energia acessível, confiável e cada vez mais limpa para atender à demanda de longo prazo”, disse Colin Parfitt, vice-presidente da Chevron, Midstream. “Isso faz parte da estratégia da Chevron de conectar e fortalecer os relacionamentos em toda a cadeia de valor do gás natural, desde a produção do GN e iniciativas de baixo carbono, até o transporte, o marketing e a entrega aos clientes que mais precisam.”
A Venture Global é uma fornecedora de longo prazo e de baixo custo de gás natural liquefeito proveniente de bacias de gás natural norte-americanas ricas em recursos. A primeira instalação da Venture Global, a Calcasieu Pass, começou a produzir GNL em janeiro de 2022. A empresa também está construindo ou desenvolvendo capacidade de produção de mais 60 MTPA no estado de Louisiana para oferecer energia limpa e acessível para o mundo. A empresa garante que está desenvolvendo projetos de captura e sequestro de carbono (CSC) em cada uma de suas instalações de GNL.