Vestas fornece turbinas para eólica em PE
Da Redação, de Brasília (com apoio da Vestas) —
A PEC Energia, empresa da Engeform Energia Renovável, assinou um acordo com a Vestas para o fornecimento de aerogeradores ao parque eólico Serra das Vacas, no estado de Pernambuco, Brasil.
Para o projeto, a Vestas irá fornecer e instalar 19 turbinas eólicas do modelo V150-4,5 MW. Após a conclusão, a Vestas manterá um contrato de serviço Active Output Management 5000 (AOM 5000) por 25 anos. Este acordo otimizará a produção de energia e, ao mesmo tempo, garantirá a viabilidade de negócios a longo prazo. A entrega e o comissionamento das turbinas estão planejados para 2024.
Com este projeto, a Vestas supera a marca de 7 GW de pedidos para aerogeradores da plataforma 4 MW feitos no Brasil desde 2018, consolidando-a como a linha de aerogeradores mais vendida de todos os tempos no país. Desde que a plataforma foi introduzida em 2010, a Vestas instalou mais de 57 GW de turbinas eólicas da série 4 MW em todo o mundo.
“Estamos satisfeitos com esta primeira colaboração com a PEC Energia. Temos certeza de que o histórico comprovado de nossa plataforma de 4 MW combinado com o contrato de serviço de longo prazo fornecerá a certeza de que eles precisam para impulsionar os negócios de seus clientes em uma ampla gama de indústrias com energia confiável, competitiva e sustentável”, afirma Eduardo Ricotta, presidente da Vestas América Latina.
“Esta parceria confirma nosso compromisso com a geração de energia renovável no Brasil. Também desenvolvemos um pipeline de 11 GW de parques eólicos e, graças a este acordo com a Vestas, esperamos construir e operar nossos melhores projetos para entregar aos nossos clientes corporativos a fonte de energia mais competitiva do Brasil”, explica Gilberto Feldman, presidente e acionista da Engeform Energia Renovável.
As turbinas eólicas serão produzidas localmente sob as regras do Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gerando empregos e expandindo a indústria de energia eólica do Brasil e apoiando a iniciativa do governo de promover energias renováveis e um mix de energia mais sustentável.