YPetro aluga tanques de armazenagem no CE
Da Redação, de Brasília (com apoio da YPetro) —
A Ypetro, distribuidora de combustíveis que integra o Grupo Telles, acaba de fechar dois contratos de locação com grandes distribuidoras para a utilização dos tanques de armazenagem da empresa sediada no município de Maracanaú (CE), região metropolitana de Fortaleza.
Em sintonia com a estratégia de expansão e verticalização dos negócios da holding, a empresa passa a atuar agora, além da distribuição e venda de etanol, gasolina e diesel, como base alternativa de tancagem para distribuidores de biocombustível que operam regionalmente, mitigando em boa medida os gargalos de logística e infraestrutura existentes na capital cearense. Com a iniciativa, a meta é que a companhia amplie o faturamento médio mensal em 200% nos próximos 18 meses, com a locação do espaço.
Com capacidade atual de armazenamento de 14 milhões de litros, a YPetro se apresenta como uma solução providencial em um momento de extrema vulnerabilidade do setor de armazenamento de combustíveis do Ceará, já que o terminal instalado no porto do Mucuripe permanece saturado, com 100 mil metros cúbicos (m³) de armazenamento, capacidade insuficiente hoje para atender toda a demanda do segmento.
Investimentos em segurança na tancagem
“Além da localização estratégica, operamos com tecnologia de ponta, rigorosos protocolos de segurança e preço competitivo”, enumera Paulo Telles Neto, presidente do Grupo Telles. Para a movimentação de combustível, a YPetro conta com um sistema dotado de tecnologia de última geração que garante segurança ao processo de carregamento e descarregamento. Com cabos para conexão às carretas, o sistema visa a proteção contra eletricidade estática, assim como instalações e equipamentos elétricos à prova de explosão.
Segundo garante a YPetro, há, ainda, um sistema de proteção e combate a incêndios, com reserva técnica de 814 mil litros de água, além de canhões de espuma e proteção contra descargas atmosféricas, que contam com a certificação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Semace (Superintendência do Meio Ambiente do Ceará), Corpo de Bombeiros do Ceará e Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano de Maracanaú.
Instalada em uma área de cerca de 26 mil metros quadrados, em Maracanaú, a base da Ypetro recebe combustíveis derivados de petróleo e etanol produzidos em usinas de todo Brasil. Fundada em 2015, a empresa surgiu incialmente para distribuir o etanol produzido pela Agropaulo Agroindustrial, uma das sete empresas que integram o Grupo Telles. Hoje, ela conta com duas filiais localizadas no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.
Além do etanol hidratado fornecido pela usina, a Ypetro também comercializa gasolina e diesel. Além dos tradicionais postos de combustíveis, a empresa tem entre seus compradores grandes consumidores individuais, transportadoras e empresas agrícolas e de logística.
Em 2021, a Ypetro registrou um crescimento de 46% em seu faturamento. Com a oferta do novo serviço de tancagem às distribuidoras, a expectativa é que a empresa cresça em 25% seu faturamento, cujo acumulado no ano passado ultrapassou a casa dos R$ 270 milhões.
Grupo começou com a produção de aguardente
Fundada em 2015, a YPetro é a distribuidora de combustíveis do Grupo Telles. A empresa leva etanol, gasolina e biodiesel para estados do Nordeste a partir de sua estação de distribuição, que ocupa uma área de 26 mil metros quadrados em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza (CE), além de duas filiais: uma situada no Rio Grande do Norte e outra em Pernambuco. Além do consumidor final, a distribuidora tem entre seus compradores grandes consumidores individuais, transportadoras, empresas agrícolas e de logística e ainda uma rede própria de abastecimento.
Com sede em Fortaleza (CE), o Grupo Telles é formado por sete empresas — Agropaulo, Ceará Mirim, Ypetro, Naturágua, Yplastic, Santelisa Embalagens e iPark Complexo Turístico. A história do Grupo começou em 1846 com o português Dario Telles de Menezes, produtor de aguardente de cana-de-açúcar na fazenda Ypióca, em Maranguape (CE).