TotalEnergies terá prejuízo grande na Rússia
Da Redação, de Brasília (com apoio da Sputnik Brasil) —
A gigante francesa de petróleo e gás TotalEnergies anunciou que está desistindo de sua participação na produtora de gás russa Novatek, retirando seus dois representantes do conselho da empresa.
A saída resultará em um prejuízo “recorde” de cerca de US$ 3,7 bilhões no quarto trimestre, já que a Total “não será mais responsável por sua participação de 19,4% na Novatek”.
A empresa francesa disse em um comunicado que os dois diretores tiveram que se abster de votar nas reuniões do conselho da Novatek, “em particular em questões financeiras”, devido às sanções ocidentais impostas à Rússia.
Ao contrário da BP e da Shell, que deixaram a Rússia logo após o início do conflito na Ucrânia, no final de fevereiro, a TotalEnergies manteve seus projetos no país e enfrentou sanções internacionais.
“Nestas circunstâncias, o Conselho de Administração da TotalEnergies decidiu retirar os representantes da empresa do conselho da PAO Novatek com efeito imediato”, anunciou a empresa.
A gigante de energia francesa também disse que não pode vender sua participação na empresa russa, pois “é proibido à TotalEnergies vender qualquer ativo a um dos principais acionistas da Novatek que está sob sanções”.
Além da participação na Novatek, a empresa francesa possui participações minoritárias nos projetos russos de gás natural liquefeito (GNL) Yamal LNG e Arctic LNG. De acordo com estimativas da Reuters, a saída de projetos russos trará prejuízos totais da TotalEnergies este ano para US$ 14,4 bilhões.
Além disso, a Total deixará de contabilizar reservas para sua participação na Novatek, com impacto nas reservas provadas reportadas pela empresa no final de 2021 de 1,7 bilhão de barris de petróleo.
Fonte: “Sputnik Brasil”
https://sputniknewsbrasil.com.br/