Fábrica da Aker no PR está em contrato global
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aker Solutions) —
A Aker Solutions e seus parceiros na Fixed Facilities Alliance, Modification Alliance e Subsea Alliance assinaram nesta sexta-feira, 16 de dezembro, sete contratos com a Aker BP para projetos de desenvolvimento dos campos Yggdrasil (anteriormente chamado de North of Alvheim, Krafla, Askja and Fulla — Noaka), Valhall PWP-Fenris e Skarv Satellites, na Noruega. Para a Aker Solutions, esses contratos vão gerar cerca de R$ 27 bilhões em entrada de pedidos no quarto trimestre de 2022, a maior marca de pedidos trimestrais da história da empresa.
“Esse recorde garantirá níveis sólidos de atividade na Noruega e em outros países envolvidos nesses projetos nos próximos anos, como o Brasil, demonstrando que o programa de incentivo temporário das autoridades norueguesas para novas atividades de projeto está funcionando conforme o esperado. Isso também prova que a Aker Solutions está no caminho certo com nossas metas de crescimento. Por meio desses projetos, teremos a oportunidade de continuar desenvolvendo um futuro mais sustentável, investindo significativamente em pessoas, digitalização, instalações de pátio e recursos de projeto”, disse Kjetel Digre, CEO da Aker Solutions.
A fábrica brasileira da Aker Solutions em São José dos Pinhais, no Paraná, será responsável por entregas de dois contratos de subsea para o desenvolvimento de sistemas de produção submarina completos para os campos Yggdrasil e Skarv Satellites. O escopo dos dois contratos inclui 47 árvores submarinas verticais, módulos de sistema de controle com a tecnologia Vectus 6.0, sistemas de controle topside, modelos de slots e manifolds, cabeças de poço, sistemas de amarração e conexão e umbilicais dinâmicos e estáticos. Além do Brasil, esses dois contratos também serão executados pelas plantas da Aker Solutions na Noruega, Reino Unido e Malásia. O valor total dos contratos subsea globalmente é de cerca de R$ 5,5 bilhões.
Todos os sete novos projetos anunciados serão desenvolvidos por meio dos modelos de aliança da Aker BP: a Fixed Facilities Alliance, a Modification Alliance e a Subsea Alliance, nos quais a Aker Solutions trabalha em conjunto com os parceiros Aker BP, Subsea 7, Siemens Energy e ABB Norway. Um elemento-chave do modelo de aliança é garantir uma proporção significativa de entregas locais nos projetos.
“Esses contratos demonstram nosso forte histórico, recursos e capacidade de entregar projetos grandes e complexos com sólida execução de projetos. É também um testemunho do sucesso de nossos modelos de aliança, com os quais garantimos soluções ganha-ganha e a melhor colaboração e utilização possíveis de recursos na fase de execução”, completou Digre.
Os projetos fomentarão atividades e a cadeia de fornecedores em todas as localidades da Aker Solutions na Noruega, bem como em outras plantas da empresa. Além disso, haverá entregas de outros subfornecedores importantes, incluindo Worley Rosenberg, em Stavanger, Leirvik AS, em Stord, e AS Nymo, em Arendal. Para garantir a plena execução dos projetos e preparar a companhia para o aumento da atividade nos próximos projetos renováveis, a Aker Solutions continuará investindo em pessoas, digitalização, instalações de pátio e recursos de projeto.
A maioria dos próximos investimentos será nos estaleiros da empresa na Noruega, para atualizar as instalações e se preparar para o futuro. No pátio da Aker Solutions em Verdal, a empresa investirá em uma linha de produção robotizada e automatizada para assegurar a execução e os cronogramas desses importantes projetos por meio de produtividade e desempenho de HSSE significativamente aumentados.
A Aker Solutions também continuará fortalecendo suas iniciativas de digitalização por meio desses novos contratos. Como parte da execução do Yggdrasil, o projeto de colaboração digital entre Aker BP, Aker Solutions, Cognite e Aize será continuado. Este programa de digitalização está desenvolvendo soluções para a área de Yggdrasil a fim de melhorar os desenvolvimentos de campo e as operações offshore, com o objetivo de criar o modelo de desenvolvimento de campo da próxima geração. A Aker Solutions emprega aproximadamente 15 mil pessoas em mais de 20 países.