GNLink faz liquefação do GN da Tradener
Da Redação, de Brasília (com apoio da Tradener/GNLink) —
A GNLink e a Tradener assinaram um memorando de entendimentos para implantação do projeto de liquefação de gás natural no campo de Barra Bonita, localizado no município de Pitanga, no Paraná. Está previsto um suprimento de até 100 mil m³/dia de gás natural e até 5 MWh de energia elétrica, já a partir do último trimestre de 2023.
Este acordo e volume garantem à GNLink e à Tradener a disponibilidade ao mercado para fornecimento de GNL aos seus potenciais clientes nos estados do Sul do Brasil.
A Tradener é a responsável pelo suprimento de gás natural e energia elétrica no campo de Barra Bonita e a GNLink é responsável pelo projeto, construção e operação da liquefação, enchimento, armazenamento, transporte e regaseificação do GNL nos pontos de entrega.
Segundo Marcelo Rodrigues, CEO da GNLink, “a disponibilidade de GNL competitivo ao mercado é crucial para que possamos desenvolver ainda mais nossa empresa como player de distribuição de gás no Brasil. É nossa visão contribuir com a interiorização do gás natural e transição energética do mercado, fornecendo GNL aos nossos clientes por meio rodoviário e barcaças de GNL em todo o litoral do Brasil”. A GNLink é uma empresa controlada pela Lorinvest, gestora de recursos que desenvolve projetos inovadores, escaláveis e comprometidos com princípios sustentáveis desde 1953.
A Tradener, através da BBOG (Barra Bonita Óleo e Gás) é a operadora do campo de gás natural de Barra Bonita. A empresa paranaense atua de forma consistente no mercado livre de energia elétrica há 25 anos e atualmente conta com 14 empreendimentos próprios de geração de energia em sete estados, de fontes diversificadas, como hidráulica, eólica, solar e inclusive a UTE Barra Bonita, a gás natural.
Segundo Walfrido Victorino Avila, presidente da Tradener, “com o contrato da GNLink, a Tradener estende ainda mais o aproveitamento do poço de Barra Bonita, viabilizando comercialmente a totalidade de sua capacidade de produção. E é muito importante para nós, também, que a consequente movimentação do gás natural ampliará a nossa contribuição para o desenvolvimento econômico do município de Pitanga e região, iniciada com a aquisição do poço e encaminhada com a recente viabilização da UTE Barra Bonita”.