Lago Norte, no DF, volta a sofrer com apagão
Maurício Corrêa, de Brasília —
A concessionária de distribuição no Distrito Federal, Neoenergia, é uma empresa que sabe ganhar dinheiro, é muito boa de Marketing, mas seu serviço não é lá essas coisas ou talvez está precisando se benzer por falta de sorte.
Nesta quarta-feira, ela distribuiu dois comunicados à imprensa no DF. Às 14h17, informou que havia inspecionado mais de 120 km da rede elétrica que atende aos locais de maior público no carnaval do Distrito Federal. “Esse serviço faz parte de uma operação especial montada pela distribuidora para reforçar a confiabilidade do fornecimento de energia no feriado prolongado”, explicou a Neoenergia, esclarecendo ainda que as equipes técnicas da concessionária fizeram a manutenção preventiva em cerca de 150 pontos dos alimentadores que cruzam os locais com maior fluxo de pessoas durante o período festivo. Este site disponibilizou parte do comunicado da Neoenergia ao seu público leitor imediatamente, às 14h36m.
Ás 17 horas, começou um dos maiores apagões em parte do Lago Norte, em Brasília, que é uma pacata área residencial, com algum comércio local, onde não existe nem cheiro de Carnaval. O apagão só terminou por volta das 22h30m. Entretanto, às 18h26m, quando o apagão já estava em campo há uma hora e meia, a Neoenergia distribuiu um segundo comunicado, informando que a empresa holding registrou lucro de R$ 4,7 bilhões em 2022, e de R$ 936 milhões de outubro a dezembro, com alta de 20% e de 47%, respectivamente em relação aos mesmos períodos em 2021.
“No ano passado, a Neoenergia investiu um total de R$ 9,9 bilhões, com aumento de 6% em relação a 2021. Os investimentos foram impulsionados principalmente pela expansão dos negócios em Renováveis, com novos projetos de geração eólica e solar, e em transmissão. Em 2022, a companhia iniciou a operação comercial em Neoenergia Oitis, complexo eólico entre o Piauí e a Bahia; e em Neoenergia Luzia, primeiro complexo de parques solares da empresa, localizado na Paraíba. Os recursos também foram destinados à expansão e melhoria na rede das cinco distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Brasília (DF) e Neoenergia Elektro (SP e MS)”.
Este site solicitou um posicionamento da concessionária a respeito do que havia acontecido no Lago Norte, em Brasília, que não era nada compatível com o resultado financeiro alcançado pela holding. A distribuidora do DF inicialmente minimizou a questão, admitindo que de fato havia ocorrido algo que causou a interrupção pontual de alguns clientes na região do Lago Norte. “Nossas equipes estão no local, desde o momento em que fomos acionados e trabalham para normalizar a situação com a maior brevidade possível”, informou uma fonte autorizada da Neoenergia.
Até servidores qualificados da Aneel, que moram no Lago Norte, tiveram contato com o site, expressando preocupação com o fato que a energia estava demorando a voltar no bairro. A previsão inicial era de voltar a energia às 20 horas.
O Paranoá Energia pediu mais explicações. A Neoenergia reconheceu que qualquer ocorrência é um transtorno para quem fica sem energia e esclareceu, às 23h29m, que “a falta de energia foi ocasionada por um defeito em componente da rede elétrica (chave faca), que desencadeou num trançamento da rede. Foi necessário isolar o trecho, substituir os componentes e cabos danificados e então restabelecer a rede aos clientes afetados”.