Total Eren tem projeto eólico em Honduras
Da Redação, de Brasília (com apoio da Total Eren) —
A francesa Total Eren anunciou a sua entrada no mercado de Honduras, com o projeto eólico San Marcos, no departamento de Choluteca, com 112 MW de capacidade instalada. Trata-se de um dos maiores investimentos estrangeiros no País, além de ser um dos principais projetos de energia renovável na América Central.
A contratação do projeto eólico foi finalizado no dia 14 de fevereiro. Haverá um PPA com a Empresa Nacional de Energía Elétrica de Honduras (Enee), com validade por 25 anos. A San Marcos Wind Energy pertence 100% à Total Eren.
O acordo firmado com a Enne estabelece que a San Marcos Sind Energy terá a responsabilidade de fortalecer a rede de transmissão de Honduras, através da construção de aproximadamente 95 km de linha de 230 kV desde o departamento de Choluteca até o departamento de Francisco Morazán, Em Honduras, os departamentos equivalem aos estados no Brasil.
A empresa eólica também deverá construir uma subesestação de manobra e realizar obras de reforço em duas subestações já existentes.
Com capacidade instalada total de 112 MW, o projeto eólico San Marcos produzirá em torno de 500 GWh por ano, eletricidade suficiente para abastecer cerca de 460 mil pessoas em Honduras, além de economizar cerca de 390 mil toneladas/ano de emissão de CO2.
Fabienne Demol, vice-presidente Executiva e diretora de Desenvolvimento Global da Total Eren, afirmou:
“Estamos muito contentes de ter assinado o contrato de compra e venda de energia em Honduras, um capítulo importante no desenvolvimento do projeto eólico San Marcos. Trata-se do primeiro da Total Eren no país. Agradeço à Empresa Nacional de Energía Elétrica por apoiar este projeto, que levará energia elétrica competitiva à população hondurenha”.