Maior UTE do Paquistão começa a funcionar
Da Redação, de Brasília (com apoio da Shanghai Electric/PRNewswire/AE) —
O Projeto Integrado de Energia e Mineração de Carvão do Thar Block-1 da empresa chinesa Shanghai Electric, no Paquistão, entrou oficialmente em operação comercial em 05 de fevereiro passado, após a operação experimental de carga total de 168 horas. O projeto fornecerá cerca de 9 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade à rede local por ano, atendendo às demandas de energia de quase 4 milhões de residências.
Este representa o maior projeto de energia térmica do Paquistão com combustível local. “O projeto representa o primeiro projeto Build- Own-Operate (BOO) da Shanghai Electric, desenvolvido, construído e operado com um investimento total de quase US$ 3 bilhões. Desde o início da construção, em março de 2019, estamos muito satisfeitos por ter resolvido de forma eficaz o problema de escassez de energia local com nossas tecnologias e soluções completas. Por meio de nossa parceria com as partes interessadas locais e utilizando combustível local, estamos fazendo contribuições significativas para reduzir os preços de energia, melhorar a estrutura energética, aliviar a crise de importação de energia e fortalecer a segurança energética nacional”, disse Donghai Meng, CEO da Thar Coal Block-I Power Generation.
A térmica tem capacidade total de 1.320 MW. É apoiado por uma mina de carvão a céu aberto que produz 7,8 milhões de toneladas de lignite (carvão castanho) anualmente. O Projeto inclui equipamentos com tecnologia avançada, como turbinas a vapor de altos parâmetros, geradores, caldeiras tipo torre, aquecedores de alta pressão, aquecedores de baixa pressão, condensadores, desaeradores, 108 motores de apoio, sopradores, ventiladores de tiragem induzida, ventiladores de gases de resfriamento e economizadores de baixa temperatura, todos fornecidos pela Shanghai Electric. Servirá como referência para a utilização de energia Thar no futuro devido à sua tecnologia personalizada, que se adapta às necessidades locais de combustíveis fósseis do Paquistão.
Comunidade local foi capacitada
O Thar Project não apenas representa um marco significativo para a Shanghai Electric, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico da comunidade local. Além de oferecer mais de 15 mil empregos durante a construção e pagar mais de 120 milhões de dólares em impostos, o projeto forneceu treinamento aos funcionários locais e doou fundos para estabelecer uma escola de língua chinesa para intercâmbios culturais internacionais.
“Este compromisso de melhorar a vida da população local, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento econômico trouxe uma nova vitalidade para a região de Thar, demonstrando a dedicação da Shanghai Electric na construção de projetos que capacitem as comunidades”, explicou a empresa chinesa.
“O projeto é uma prova do compromisso da Shanghai Electric em colaborar com as partes interessadas locais para criar soluções de longo prazo e envolveu várias rodadas de discussão e consulta com o governo local, chefes de aldeia e representantes residentes para garantir um fornecimento de energia estável durante todo o ciclo de vida da mina. Visando promover a construção ecológica por meio da adoção de um sistema de irrigação por aspersão para potencializar a construção da mina a céu aberto, o Projeto também auxiliou o governo local no reassentamento de indígenas na área de mineração, melhorando suas condições de vida e acesso a água potável e eletricidade. Ao priorizar a colaboração local e o desenvolvimento sustentável, a Shanghai Electric estabeleceu um novo padrão para soluções de energia responsável”, frisou a Shanghai através de comunicado distribuído pela internet.