Sinopec opera na China usina de H2 Verde
Da Redação, de Brasília (com apoio da Sinopec/PRNewswire/AE) —
A China Petroleum & Chemical Corporation, mais conhecida pela sigla Sinopec, anunciou que o projeto de hidrogênio verde construído pela empresa na cidade de Kuqa, na Região Autônoma de Xinjiang Uygur, já entrou em operação. Para a Sinopec, que é uma companhia de atuação global, a inauguração oficial da usina, que utiliza energia solar para gerar hidrogênio verde, representa um grande avanço na exploração tecnológica para produzir hidrogênio limpo, capacitando a China a transitar para um sistema de energia mais verde e sustentável.
Liderado pela New Star, uma subsidiária da Sinopec, a iniciativa é considera o maior projeto de energia solar-para hidrogênio do mundo, sendo também o primeiro empreendimento desse tipo na China. O projeto está equipado com um sistema de geração de energia fotovoltaica e linhas de transmissão e transformação de energia, possuindo também instalações para produção de hidrogênio por eletrólise de água, armazenamento e transporte de hidrogênio, e produção auxiliar.
A Sinopec garante que o hidrogênio verde é produzido em instalações alimentadas por fontes de energia renovável, como energia solar e eólica, minimizando a pegada de carbono em todo o processo de produção. Explorando a riqueza dos recursos fotovoltaicos de Kuqa para produzir 20 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, o projeto utiliza energia solar para eletrolisar a água, possuindo também a capacidade de armazenar 210 mil metros cúbicos de hidrogênio e transportar 28 mil metros cúbicos por hora.
Como um projeto de demonstração que permitirá traçar um novo caminho para o refino de hidrogênio sustentável e criar um modelo exemplar para a produção de hidrogênio verde na China, o empreendimento fornecerá hidrogênio para a Tahe Refining & Chemical (outra empresa do Grupo Sinopec) com o objetivo de substituir a eletricidade à base de combustíveis fósseis que é utilizada para a produção de hidrogênio, o que deverá eliminar 485 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.
Focada no transporte movido a hidrogênio e no refino de hidrogênio verde, a Sinopec tem como objetivo tornar-se uma nova potência energética e uma pioneira na produção de hidrogênio em território chinês, ajudando o país (e não só) a atingir suas metas hipocarbônicas nos próximos anos.
Com uma capacidade anual de produção e utilização de hidrogênio superior a 4,5 milhões de toneladas e desenvolvida pela própria Sinopec em uma escala de megawatts, a estação de produção de hidrogênio por eletrólise PEM (membrana de troca de prótons) já entrou em operação. Seu primeiro projeto de demonstração na Região Autônoma da Mongólia Interior, que deverá produzir 30 mil toneladas de hidrogênio por ano, foi lançado em 2023.