Sinopec descobre campo gigante de GN
Da Redação, de Brasília (com apoio da Sinopec/PRNewswire/AE) —
A China Petroleum & Chemical Corporation, mais conhecida pela sigla Sinopec, recebeu certificação oficial para uma reserva geológica comprovada de 30,55 bilhões de metros cúbicos de gás natural descoberta na Fase I do campo de Bazhong.
Esse campo representa um avanço significativo na base de gás natural do projeto Terra Profunda-Sujuão e Xunquim da Sinopec, revelando ainda mais potencial para a exploração de arenito de baixa permeabilidade no nordeste de Sujuão, na China.
O campo de gás de Bazhong é o terceiro formado por arenito de baixa permeabilidade descoberto pela Sinopec na Formação de Xujiahe. Até o momento, a Sinopec descobriu na região um total de 154.747 milhões de metros cúbicos de reservas geológicas comprovadas de gás de arenito de baixa permeabilidade.
Um reservatório ultra-profundo de gás de arenito de baixa permeabilidade é definido como aquela com mais de 4.500 metros de profundidade. Neste campo, a profundidade varia de 4550 a 5225 metros, o que representa um grande desafio para as operações de exploração e desenvolvimento, no entendimento da Sinopec.
Com o objetivo de esclarecer os modelos de enriquecimento e produção de alto rendimento para gás natural, a Sinopec aprimorou três tipos de modelos de desenvolvimento de alta qualidade para reservatórios e permeabilidade, estabelecendo sequências técnicas de previsão de reservatórios e implementando zonas enriquecidas de alto rendimento.
Em seguida, a Sinopec continuará executando o processo geológico de avaliação e engenharia das reservas de gás de xisto de arenito de baixa permeabilidade na bacia de Sichuan para expandir a escala das reservas na região de Bazhong.