Silveira elege prioridade
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta quinta-feira, 31 de agosto, da abertura do Fórum de Energia, promovido pela Itaipu Binacional. O evento, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), reuniu especialistas da área de energia e formadores de opinião para debater tendências e trocar experiências sobre o setor elétrico.
Em seu pronunciamento, Alexandre Silveira destacou que a grande pauta no mundo é a transição energética e que o Brasil será protagonista nesta transformação. “Queremos unir e reconstruir o Brasil. A transição energética é uma agenda prioritária no nosso governo e contamos com o empenho de todos nesse grande projeto para transformar o Brasil”, ressaltou o ministro.
De acordo com o ministro, as potencialidades do Brasil são exaltadas por todo o mundo. “No G20, recentemente, em Goa, na Índia, tive a oportunidade de perceber – do outro lado do mundo – o apelo das nações, que tem ecoado, pela urgência da transição energética, deixando transparente a expectativa global para que o Brasil lidere esse processo”, afirmou.
Alexandre Silveira também lembrou que, já no próximo ano, o Brasil vai sediar, com o apoio de Itaipu em Foz do Iguaçu, as reuniões ministeriais de energia limpa e a missão inovação, além do encontro do grupo de trabalho de transição energética do G20.
“O Brasil, sob a condução do presidente Lula, vai liderar o sul global e a América Latina nesse processo de diálogo com os países desenvolvidos. Vamos monetizar as contribuições ambientais da nossa matriz para combater desigualdade e construir uma sociedade mais justa. Estamos prontos e somos capazes de fazer da energia limpa e renovável a mola propulsora do desenvolvimento social e econômico do país”, disse.
Silveira também lembrou, por fim, que agora é hora de avançar ainda mais na transição energética, reforçando ações para a matriz de transportes e a indústria, na ampliação da capacidade de processamento de minerais estratégicos e nas ações importantes para desenvolver os projetos de hidrogênio.
O ministro disse ainda que o trabalho realizado pelo MME também está voltado para levar retornos efetivos para a população brasileira. “Nosso governo entende que não há país desenvolvido sem uma sociedade próspera. Vamos, sim, lembrar das pessoas. Queremos unir desenvolvimento econômico, com frutos sociais, com a importante pauta da sustentabilidade. Nossa posição privilegiada vai promover mais do que o crescimento econômico e reindustrialização. Vamos gerar mais emprego, mais renda e uma vida melhor para brasileiras e brasileiros”, destacou Alexandre Silveira.