BNDES financia Atlas em projeto de renovável
Da Redação, de Brasília (com apoio da Atlas/PRNewswire/AE) —
A Atlas Renewable Energy garantiu um empréstimo no valor de US$ 447,8 milhões (equivalente a R$ 2,18 bilhões) do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a maior operação em dólares americanos para energia renovável até o momento, para a construção da usina de energia solar de Vista Alegre.
Com uma capacidade instalada de 902 MWp, o equivalente a 768 MWac, a usina produzirá anualmente uma média de 200 MW ou 2 TWh, evitando a emissão de 2,4 milhões de toneladas de CO2 durante a sua operação de 20 anos, o equivalente a produzir energia suficiente para abastecer mais de 3 milhões de pessoas.
Vista Alegre, o maior projeto solar a ser construído em uma única fase no Brasil, fornecerá eletricidade à Albras durante 21 anos por meio de um acordo de compra de energia (PPA, power purchase agreement). O financiamento marca a segunda colaboração entre o BNDES e a Atlas, após o financiamento bem-sucedido do Complexo Solar Boa Sorte (438 MWp), outra joint venture com a Albras, que também fornecerá energia limpa para a produção de alumínio.
O complexo de Vista Alegre permitirá à Atlas continuar a se posicionar como um líder em PPAs em dólares americanos para grandes consumidores de energia no Brasil. A construção teve início em 2023 e o projeto tem previsão para começar a fornecer energia limpa à Albras em 2025.
“Estamos extremamente orgulhosos deste projeto, que se torna um símbolo instantâneo no Brasil e na América Latina do progresso significativo que pode ser feito no avanço da transição energética com a ajuda de parceiros locais de financiamento. Gostaríamos de agradecer ao BNDES por seu apoio e confiança em oferecer à Atlas Renewable Energy o maior empréstimo em dólares americanos já feito e concedido a um projeto de energia renovável. Estamos igualmente orgulhosos de que o complexo de Vista Alegre irá incorporar as melhores práticas ESG do setor ao adicionar programas sociais poderosos que defendem, apoiam e capacitam a comunidade local”, disse Carlos Barrera, CEO da Atlas.
A Atlas Renewable Energy é uma empresa internacional de geração de energia renovável com mais de 4 GW em projetos contratados, dos quais 2,2 GW estão em operação.