Abastecimento de navios no MA é sucesso
Da Redação, de Brasília (com apoio da Bunker One) —
A parceria entre a Bunker One e a Acelen para abastecimento de embarcações na área de fundeio da Baía de São Marcos, no Maranhão, completa os três primeiros meses com sucesso. Até o fim deste mês, 50 grandes cargueiros e petroleiros devem ser abastecidos na localidade, o que confirma a importância estratégica da operação e o potencial da região, que vem registrando aumento em todos os terminais do complexo portuário. Para 2024, a expectativa é de um crescimento entre 40% e 50% no total de abastecimentos.
“É a confirmação do sucesso da nossa parceria com a Acelen, que proporcionou a cobertura de uma área geográfica extremamente estratégica e com uma forma única de atuação. Estamos certos de que a demanda de abastecimento na região vai crescer de forma significativa no ano que vem”, afirma Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One Brasil, empresa que trabalha com a comercialização de combustíveis marítimos.
“É importante destacar que a operação segue em regime permanente e em ascensão. Hoje, 15% de nossa produção está destinada ao bunker Brasil, e estamos buscando dobrar esse número. Manteremos nosso foco em produzir e entregar o melhor produto ao cliente, ampliando a competitividade ao abastecimento de bunker, que, por consequência, impacta positivamente na economia de São Luís do Maranhão,” disse Cristiano da Costa, vice-presidente Comercial, Trading e Shipping da Acelen, empresa de energia gestora da maior refinaria produtora desse tipo de combustível no país.
Um dos destaques da nova operação é o fornecimento a navios que não teriam escala programada na Baía de São Marcos e passaram a planejar paradas estratégicas na região exclusivamente para abastecimento. Conhecido como bunker-only calls, esse procedimento representa 15% do volume abastecido até o momento. O abastecimento na área de fundeio é uma alternativa logística atraente e eficiente, pois possibilita que o fornecimento de combustível não interfira nas operações de carga e descarga nos terminais, otimizando o tempo de espera com redução de custos e das taxas portuárias.
“Já nesses três primeiros meses, sentimos uma mudança significativa no entorno. A atividade portuária aumentou, o que trouxe novos negócios para as empresas que atuam no local, como agências marítimas e prestadoras de serviços, e gerou mais empregos. Percebemos que o número de contratações foi maior que nos últimos anos, o que, claro, também gera um impacto positivo para a economia de todo o estado”, diz Lidia Pflueger, presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Maranhão (Syngamar).
A Bunker One é subsidiária do grupo dinamarquês Bunker Holding, líder global no fornecimento e comercialização de combustíveis marítimos, com cerca de 15% de marketshare global. Com mais de 60 escritórios em 32 países, a Bunker Holding opera globalmente e atua como physical supplier por meio da Bunker One. No Brasil, a empresa é a única fornecedora de combustíveis marítimos com controle de todas as etapas da operação, oferecendo experiência local e cobertura global.
Quanto a Acelen. é a empresa proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. A companhia foi criada pela Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company.