GTFoods, do Paraná, investe em biogás
Da Redação, de Brasília (com apoio da GTFoods) —
O frigorífico GTFoods, do Paraná, investiu R$ 1 milhão em tecnologia por meio de biodigestores, equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica. Além do baixo custo operacional, uma das principais vantagens dos biodigestores é sua geração de biogás, utilizado como combustível verde nas caldeiras das unidades produtivas do próprio grupo.
O biogás é produzido pela decomposição da matéria orgânica. Nos biodigestores, os microrganismos decompõem naturalmente a matéria orgânica, resultando em gases que podem ser transformados em energia, seja biometano ou energia elétrica. “Investimos R$ 1 milhão no projeto e temos a sustentabilidade como um dos nossos pilares mais importantes”, conta Rafael Tortola, CEO do GTFoods.
Ao todo, a GTFoods possui três biodigestores, situados nas unidades de Cianorte, Mundo Novo e Paranavaí, gerando economia circular com a utilização do biogás nas caldeiras das unidades, e essa prática caracteriza uma operação de baixa emissão de carbono.
A unidade de Cianorte tem uma geração de biogás de 2 mil m³/dia de metano, Mundo Novo produz 3 mil m³/dia de metano, e o biodigestor de Paranavaí gera 4,5 mil m³/dia de metano.
Para os próximos anos, a GTFoods planeja implementar mais geradores de energia a biogás e queimadores nas caldeiras, além de construir biodigestores nos abatedouros. Em paralelo, busca viabilizar a utilização de biometano como combustível da frota pesada (operação e transporte de resíduos).
O Grupo GTFoods foi criado em 1992 e, hoje, é um dos seis maiores produtores de carne de frango do Brasil, além de estar entre os 10 maiores exportadores dessa proteína no país.
O grupo engloba as marcas Bellaves, Brasil Embalagens, Canção Alimentos e Lorenz, com uma cadeia produtiva verticalizada com métodos de produção inovadores, de alta tecnologia e profissionais capacitados. Ao todo, comercializa mensalmente mais de 30 mil toneladas entre frango, peixes, vegetais congelados, bovinos, suínos e ovinos.
Com mais de 10 mil colaboradores, a GTFoods possui as principais certificações internacionais, inclusive a Halal, que permite a exportação para países muçulmanos. O grupo dispõe de habilitações para exportar para mais de 100 países, tem logística própria com uma frota composta por 258 caminhões – os produtos chegam até as principais redes supermercadistas e atacadistas do Brasil por meio de oito filiais de armazenagem e distribuição – e a responsabilidade ambiental como prioridade.