Votorantim assina PPA com a Atlas
Da Redação, de Brasília (com apoio da Atlas/PRNewswire/AE) —
A Atlas Renewable Energy, uma empresa que trabalha globalmente em projetos de energia renovável para corporações, e a Votorantim Cimentos assinaram um Acordo de Compra de Energia (PPA, Power Purchase Agreement) para o fornecimento e a compra, respectivamente, de 100 MW de energia solar nos próximos 15 anos. A energia solar fornecida através desse acordo dará suporte às necessidades energéticas das unidades de produção e dos centros de distribuição da Votorantim Cimentos localizados nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.
Com a nova parceria, o projeto será responsável por cerca de um terço do consumo de energia da Votorantim Cimentos no país, equivalendo ao fornecimento de energia para 424 mil casas. Através do PPA de autoprodução, a empresa faz avançar sua estratégia de descarbonização, que inclui energia renovável como um dos seus pilares estratégicos.
A geração de nova energia acontecerá pelo Projeto Solar Luiz Carlos da Atlas, localizado no município de Paracatu, Minas Gerais, que terá uma capacidade instalada de 787 MWp, da qual quase dois terços (470 MWp) serão destinados para a Votorantim Cimentos.
“Esta parceria com a Votorantim Cimentos confirma a habilidade que se repete da Atlas de fechar parcerias com empresas de primeira linha do setor industrial da América Latina para ajudá-los a fazer a transição energética. Também contribui para construir uma cadeia de suprimentos de produção sustentável no Brasil, alimentada por energia limpa. Ao mesmo tempo, estamos orgulhosos de que nosso projeto, Luiz Carlos, promoverá os melhores programas ESG (ambiental, social e de governança) da categoria, visando o verdadeiro desenvolvimento sustentável”, afirmou Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy.
“Este projeto é um passo importante na nossa jornada de descarbonização e está alinhado com os Compromissos de Sustentabilidade para 2030 da Votorantim Cimentos. Em todas as regiões nas quais operamos, nosso foco é intensificar a eficiência e incorporar o uso de energia renovável, aumentando o volume da energia limpa autoproduzida que consumimos e, consequentemente, nossa competitividade, gerando benefícios para a sociedade e para o planeta”, afirmou Álvaro Lorenz, diretor global de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos.
O projeto solar Luiz Carlos se localizará em Paracatu, Minas Gerais, município que já abriga outros projetos solares da Atlas, o que permitirá que a empresa continue investindo no desenvolvimento da região, em termos ambientais e sociais, com ênfase em contratar mão de obra local
Com o início da construção, a Atlas se compromete a apoiar ativamente programas ambientais, sociais e de governança (ESG) para o desenvolvimento sustentável. O programa principal da Atlas, “Somos parte da mesma energia”, durante a construção do Projeto Solar Boa Sorte, localizado no mesmo município, treinou mais de 300 mulheres de cidades vizinhas para contribuírem com a construção das usinas de energia solar.
A meta da Votorantim Cimentos é que 45% da energia consumida globalmente venha de fontes renováveis até 2030. Com esse novo projeto, 75% da energia consumida pela empresa no Brasil virá de fontes limpas.
Desde a sua fundação, a Votorantim Cimentos sempre se preocupou com gerar sua própria energia para a produção das suas usinas. No estado da Bahia, a empresa opera a concessão da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo de 160 megawatts, e também é dona de quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em outras localidades e participa do consórcio Machadinho (UHE) no sul do Brasil. Em 2022, a empresa também assinou um acordo com a Auren para construir um parque eólico no nordeste brasileiro, com a capacidade de 220 megawatts, que entrou em operação no início de 2023, adicionando 55 MW médios de energia renovável ao seu portfólio.