RS recebe especialistas em redes subterrâneas
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assistiu, na manhã desta terça-feira, 21 de maio, no Rio de Janeiro, ao embarque de parte de uma equipe de mais de 100 especialistas em redes subterrâneas de energia elétrica para o Rio Grande do Sul.
Os profissionais saíram da Base Aérea do Galeão em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em direção à capital gaúcha, que conta com mais de 500 kms de redes subterrâneas na área metropolitana de Porto Alegre. O voo também transportou cerca de 15 toneladas de mantimentos e medicamentos.
O ministro conversou com as equipes sobre a importância do trabalho, destacando o empenho de todos os especialistas. “Embarcaram aqui homens e mulheres do setor elétrico, profissionais altamente especializados, que têm essa expertise para supervisionar, levar os suprimentos para restabelecer a rede subterrânea. Estamos falando de uma atuação em mais de 500 quilômetros de rede subterrânea na região metropolitana de Porto Alegre que agora, com a água baixando, acredito que vamos conseguir avançar ainda mais rápido com o restabelecimento da energia. Estamos mobilizados. São mais de 4 mil profissionais já trabalhando no Rio Grande do Sul”, afirmou Alexandre Silveira.
Fazem parte da equipe engenheiros, técnicos de campo, de segurança e eletricistas, das distribuidoras Light, Equatorial e Enel, além da empresa Baur, fornecedora de equipamentos, e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão é que, nesta quarta-feira, o restante desses profissionais saia de Brasília, também em vôo da FAB.
Ao todo, são mais de 500 quilômetros de cabo e 300 transformadores instalados sob o solo da capital gaúcha, que precisam passar por manutenção e restauração nas áreas afetadas pelas inundações. Entre as atividades que serão realizadas pelos especialistas estão testes e reparos nos cabos, verificando a integridade dos equipamentos submersos por meio de ensaios e, quando necessário, a devida substituição. Essa atuação vai permitir mais agilidade nas atividades de religamento, acelerando a normalização aos clientes ainda afetados na capital gaúcha.
Desde o início da força-tarefa coordenada pelo MME no estado, 370 mil unidades consumidoras do Rio Grande do Sul tiveram a energia restabelecida. Na última quinta-feira, 16 de maio, após articulação do MME, a população gaúcha recebeu mais 70 geradores para ajudar a suprir a demanda energética local, disponibilizados por distribuidoras de todo o país e empresas do setor. Na próxima semana, também depois de uma articulação do MME, a Light enviará 102 geradores.