Brasília sedia o I Seminário Nacional de H2V
Da Redação, de Brasília (com apoio da Escola da Energia) —
Nas próximas segunda e terça-feira (27 e 28 de maio), Brasília sediará o I Seminário Nacional de Hidrogênio Verde (Senahidro). O evento reunirá tanto representantes do mercado quanto a comunidade acadêmica na avaliação das tendências e dos desafios do setor, considerado um dos mais promissores para o futuro da geração de energia limpa e do processo de descarbonização em todo o mundo.
Nos dois dias, lideranças dos setores público e privado estarão presentes para reforçar a importância da cooperação internacional, da expansão da infraestrutura e da modernização da tecnologia do H2V. Doze estudos serão apresentados abordando os principais temas relacionados às expectativas e aos desafios do futuro mercado de hidrogênio verde, entre eles análise da eficiência energética da cadeia do H2V; injeção de hidrogênio nas redes de distribuição de gás natural; e rastreabilidade do Hidrogênio Verde no Sistema Elétrico Brasileiro.
Pesquisas com abordagens regionais também serão exibidas durante o seminário, como o dimensionamento de Infraestruturas de Produção de Hidrogênio Verde via Energia Eólica para a descarbonização da frota de ônibus de Fortaleza, no Ceará, e a elaboração do marco legal estadual para a produção de hidrogênio verde no Rio Grande do Norte.
Além do seminário técnico, também haverá painéis, palestras, debates no Coffee Talks e a I Maratona de Hidrogênio na Transição Energética, que integra o projeto Novas Energias, uma iniciativa para formação de jovens no setor. Serão dois dias de conhecimento e integração entre startups, agentes públicos e privados, universidades, entre outros, mostrando o que há de novo no mercado, as tendências na cadeia de negócios do Hidrogênio Verde.
Promovido pela Escola da Energia, o I Seminário Nacional de Hidrogênio Verde (Senahidro) conta com o apoio das principais associações do setor elétrico e outras organizações interessadas no tema.