Neoenergia se prepara para chegada da chuva
Da Redação, de Brasília (com apoio da Neoenergia) —
Com a previsão de fortes chuvas, aumento na incidência de raios e ventos que podem chegar até 85 km/h, durante o período de chuvas no Distrito Federal, a distribuidora Neoenergia apresentou nesta quinta-feira, 03 de outubro, o plano de contingência operacional e de atendimento, além dos investimentos realizados para essa estação. Para reforçar a integração na atuação durante eventos climáticos adversos, a distribuidora contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), da Defesa Civil do Distrito Federal e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“A Neoenergia Brasília trabalha de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do GDF, além de entidades de classe na busca por levar energia de qualidade para toda população do Distrito Federal”, explica Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “Esse plano robusto de ações para o período chuvoso nos deixa preparado para encarar esse momento tão desafiador”, finaliza o executivo.
Presente no evento, o secretário de Governo do Distrito Federal (Segov), José Humberto Pires de Araújo, elogiou o trabalho feito pela Neoenergia em Brasília, destacou os investimentos feitos pela distribuidora e reforçou a parceria da empresa com o GDF. “O período de chuvas se aproxima e esse trabalho feito pelo governo, em parceria com a Neoenergia, é muito importante e, quem ganha, é a população do DF”, elogia José Humberto.
Preparada para esse cenário adverso, a Neoenergia Brasília tem capacidade de triplicar o efetivo operacional para atender o potencial aumento no número de ocorrências devido às fortes chuvas, raios, granizo e ventos que podem afetar a rede elétrica.
As equipes da concessionária estão prontas para atuar em esquema de reforço nas ruas e no Centro de Operações Integradas (COI) para o atendimento das solicitações emergenciais. Engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão durante todo o período chuvoso. A Neoenergia também reforça o seu efetivo para a comunicação em caso de ocorrências. O atendimento aos clientes tem capacidade para dobrar em situações de contingência, com reforço dos canais digitais e telefônico. Os clientes têm disponíveis o telefone 116, o WhatsApp (61. 3465-9318), o aplicativo Neoenergia Brasília e a Agência Virtual.
Em mais uma ação pioneira dentro das distribuidoras de energia em todo o país, a Neoenergia desenvolveu um plano de mobilização para eventos extremos, com a capacidade de apoio estruturado, tanto de pessoas quanto de veículos e equipamentos das outras quatro distribuidoras do grupo.
Desde o início do ano, a distribuidora investiu em um plano de manutenção e realizou a inspeção em mais de 15 mil quilômetros de rede, mais de 45 mil manutenções preventivas, além de mais de 35 mil podas de árvores em Regiões Administrativas (RA’s) estrategicamente escolhidas.
A distribuidora inaugurou o seu segundo Centro de Operações Integradas (COI), localizado no SIA e totalmente interligado ao COI principal da distribuidora. Com infraestrutura, equipamentos e tecnologia de ponta, o espaço vai monitorar, em tempo real, o que se passa em toda a rede, podendo se antecipar a eventuais gargalos e até mesmo operar o sistema à distância com alto nível de confiabilidade, minimizando os impactos de interrupções de energia para a população.
Em pouco mais de três anos, já foi aportado cerca de R$ 1 bilhão, o que representa mais de 15 anos de investimento da antiga concessionária, a CEB. A previsão é de mais R$ 1,4 bilhão em expansão, modernização e infraestrutura da rede nos próximos cinco anos.
Com todos os investimentos na área de concessão, foi registrada redução de 42% na quantidade de interrupções da energia, em comparação ao mesmo período. Todos os indicadores são públicos, apurados e auditados pela Aneel.
Eleições nas áreas de concessão
No próximo domingo, dia 06 de outubro, quase 160 milhões de eleitores dos municípios brasileiros deverão votar e escolher seus respectivos representantes para as Prefeituras e Câmaras Municipais. Para garantir que o pleito não tenha intercorrências relevantes, a Neoenergia apresentou o Plano Eleições 2024 aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas áreas de concessão de quatro distribuidoras, nas quais a votação ocorrerá.
São elas: Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE). No Distrito Federal, onde não há eleição municipal, a companhia, por meio da Neoenergia Brasília, também possui uma operação especial para atender ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e às unidades de justificativa de voto.
As quatro distribuidoras, das regiões onde haverá eleição municipal, são responsáveis pelo fornecimento de energia em 996 cidades, correspondente a 18% do total dos municípios brasileiros que sediarão eleições no próximo domingo. Os planos apresentados contemplam ações preventivas e acompanhamento em tempo real de 6.488 locais de votação distribuídos nesses estados.
A Neoenergia garante que, no total, mais de 122 mil quilômetros de redes elétricas de baixa, média e alta tensões foram vistoriados; mais de 300 mil podas preventivas realizadas; 385 quilômetros de novas redes construídos somente no Rio Grande do Norte e aproximadamente 12 mil novos postes implantados.
Em todas essas distribuidoras, haverá aumento do contingente de trabalho nas ruas e nos Centros de Operação Integradas em até 30%, além de profissionais de sobreaviso. Haverá suspensão dos desligamentos programados para manutenção da rede elétrica no período da votação e disponibilização de equipes extras para execução de serviços complexos com a linha energizada.
No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília realizou a inspeção nas instalações e circuitos elétricos que atendem ao TSE e aos locais onde serão feitas as justificativas de voto. Além disso, a distribuidora vai trabalhar, no próximo domingo (06), em regime especial de plantão para atender qualquer eventualidade.