Apagão em SP: Aneel reúne empresas
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, no final da tarde deste domingo (13/10), em São Paulo, reunião com concessionárias de distribuição e transmissão para verificar e avaliar as ações de restabelecimento de energia no Estado de São Paulo.
A reunião foi conduzida pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. Também estavam presentes o superintendente de fiscalização da agência, Giácomo Bassi, o diretor presidente da Arsesp, Thiago Nunes, e representantes das empresas Enel São Paulo, Neoenergia, EDP São Paulo, Energisa Sul-Sudeste, CPFL Piratininga, CPFL Paulista CPFL Santa Cruz, Isa CTEEP e Eletrobras Sudeste.
Foram avaliados cenários de atendimento em cada localidade e área de atuação, as ações até então tomadas pelas empresas, as equipes mobilizadas, os recursos materiais e humanos disponíveis. Durante a reunião também foi discutida a possibilidade de compartilhamento de equipes e infraestruturas entre as empresas.
A Isa CTEEP, por exemplo, disponibilizou parte de suas equipes para apoiar o sistema de distribuição de energia que teve sua rede afetada. O objetivo é contribuir para que o fornecimento de energia à população seja normalizado o mais rápido possível.
A EDP São Paulo disponibilizou durante o fim de semana equipes para a Enel SP, como esforço coordenado para agilizar o reestabelecimento do fornecimento de energia aos consumidores da área metropolitana de São Paulo.
A Light do Rio de Janeiro, também atendendo solicitação da Aneel, disponibilizou, neste domingo, 26 profissionais, entre eletricistas, técnicos e supervisores, além de seis caminhões cesto aéreo (simples e duplo), uma caminhonete e quatro veículos leves, para suporte ao restabelecimento da energia elétrica em São Paulo.
Esse esforço concentrado entre as empresas visa o restabelecimento da energia dos consumidores de São Paulo atingidos pelas graves ocorrências no Estado. As ações definidas serão encaminhadas para conhecimento do Ministério de Minas e Energia (MME).