Energisa compra 51% da Norgás por R$ 879 mi
Da Redação, de Brasília (com apoio da Energisa/Brava) —
O Grupo Energisa concluiu nesta quarta-feira, 06 de novembro, a compra de 51% da Norgás, holding com participação em distribuidoras de gás canalizado em quatro estados do nordeste, com investimento de cerca de R$ 879 milhões. A Norgás era controlada pelo Grupo Cosan.
A Norgás detém participações societárias na Cegás (29,4% do capital total), Copergás (41,5%), Algás (29,4%) e Potigás (83,0%), que operam, respectivamente, nos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.
A Sergás deixará de fazer parte do portfólio da Norgás em função do exercício dos direitos de preferência pelo Estado de Sergipe, que resultará na venda da totalidade das ações desta distribuidora detidas pela Norgás.
Com a conclusão da transação, o Grupo Energisa anuncia a chegada de Débora Oliver como a diretora-presidente de Negócios de Gás, que controla os investimentos do Grupo no segmento de gás natural, biogás, biometano e biofertilizantes.
Débora Oliver tem uma trajetória reconhecida no segmento, tendo atuado na Comgás por 18 anos, ocupando as mais diversas posições de lideranças em áreas como Marketing, Inteligência de Mercado, Suprimentos e TI. Nos últimos dois anos, atuou como CEO e COO (Diretora de Operações) da Raízen Geo Biogás, joint-venture entre Raízen e Geo bio gas&carbon.
A transação amplia a presença do Grupo Energisa no segmento de distribuição de gás natural, com uma estratégia de diversificação de portfólio e reconhecimento como empresa de soluções completas em energia voltadas para demandas dos clientes por combustíveis de menor emissão. E reforça mais uma vez o pioneirismo do Grupo, ao formar um portfólio de empresas de distribuição de energia elétrica e gás natural no país.
Às vésperas de completar 120 anos, a Energisa investe no elevado potencial de crescimento do mercado do Nordeste, onde já atua no setor elétrico com distribuição, transmissão e geração de energia elétrica, além de operação de call center.
“Nosso objetivo é contribuir para o crescimento deste mercado com a nossa experiência centenária em gestão de ativos de distribuição, relacionamento com clientes e conhecimento do ambiente regulado e livre. Somos um grupo 100% brasileiro, operamos há 27 anos no Nordeste e sempre acreditamos na região pelo seu forte potencial de crescimento, e queremos nos posicionar como player relevante na ampliação da demanda e infraestrutura de gás natural no Brasil”, afirma Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa. “Entendemos o gás natural como um vetor para a transição energética no país”, complementa.
Com 119 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Controla nove distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão e uma central de geração fotovoltaica centralizada.
Recentemente, a Energisa diversificou seu portfólio com a inclusão da distribuição e comercialização de gás natural, através da aquisição da ES Gás. Controlando a Norgás, passa a absorver os ativos da Cegás, Copergás, Algás e Potigás; e a geração, distribuição e comercialização de bio-soluções (biogás, biometano, biofertilizante), atualmente representados pela Agric.
Suprimento de Pernambuco
A Brava Energia, resultado da associação entre as petroleiras privadas 3R Petroleum e a Enauta, assinou contrato para fornecimento de gás com a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) pelos próximos dois anos.
O contrato prevê o fornecimento de 200 mil m3/dia de gás natural, contribuindo para a diversificação de agentes no estado de Pernambuco. O gás será suprido a partir do portfólio da Brava, que conta com produções no Recôncavo Baiano, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. O início do fornecimento será em janeiro de 2025.
A Copergás é a distribuidora de gás natural canalizado do estado de Pernambuco e uma das maiores do Nordeste. Com o novo contrato, as empresas contribuem para a abertura do mercado de gás, diversificação de supridores em Pernambuco e incentiva a produção nacional de gás.
“O acordo com a Copergás representa avanço na diversificação do portfólio de gás da Brava, com ampliação das regiões beneficiadas de forma competitiva e segura”, afirma o diretor de Novos Negócios, Trading, Gás e Energia, Pedro Medeiros.