ONS monta esquema especial para fim de ano
Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) implementará um plano operacional específico para o Natal e o Ano Novo. A iniciativa atende à Resolução nº 1/2005 do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que determina que o Operador proponha medidas especiais a fim de reforçar a segurança do suprimento de energia elétrica em eventos e datas de grande relevância.
A operação especial ocorrerá em dois períodos: entre 0h de 24 de dezembro até 24 horas de 25 de dezembro; e entre 0h de 31 de dezembro e 24 horas de 1º de janeiro de 2025. Nesses intervalos, as intervenções ou manutenções em equipamentos da rede do SIN que tenham risco de perda de carga não serão autorizadas.
Além dessa recomendação, o ONS determinou diversas outras medidas, para um período mais restrito, de 18 horas de 24 de dezembro até 6 horas de 25 de dezembro; e entre 18 horas de 31 de dezembro e 6 horas de 1º de janeiro de 2025, como a redução dos limites de fluxos de intercâmbio; limitação da potência transmitida pelos bipolos 1 e 2 do Madeira e bipolos Xingu-Estreito e Xingu-Terminal Rio e, em caso de necessidade, importação de energia nos termos da legislação vigente. As diretrizes constam em documentação enviada aos agentes.
O ONS reforçou ainda com os agentes a importância de manterem as suas equipes de operação e manutenção de prontidão para eventuais emergências no sistema.