Inmet prevê mais chuva em todas as regiões
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais de 80 milímetros de chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e na faixa sudeste do Amazonas nesta semana até a próxima segunda-feira (13). Já na região Sul, em Roraima e no leste do Nordeste, as chuvas deverão ficar abaixo de 20 milímetros, segundo a previsão meteorológica do Inmet divulgada nesta terça, 7.
Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade devem provocar pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 30 mm em grande parte da região, conforme o Inmet. Em parte do Pará e de Roraima, entretanto, as chuvas deverão ficar abaixo de 20 milímetros.
No Nordeste, a previsão do Inmet indica que na área leste e norte da região há possibilidade de chuvas fracas ao longo da semana. Para Bahia, Piauí e áreas de Maranhão e Pernambuco, são esperadas chuvas acumuladas entre 40 e 80 milímetros.
No Centro-Oeste, prevê o Inmet, a umidade favorece a persistência de áreas de instabilidade, que devem provocar chuvas ao longo da semana em Goiás e em Mato Grosso do Sul, concentradas no norte do Estado. “Estão previstos acumulados acima de 80 milímetros em áreas do centro-leste de Mato Grosso e de Goiás, podendo atingir 150 milímetros em algumas localidades”, observou o Inmet.
No Sudeste, a previsão do Inmet é de chuvas acima de 40 milímetros em áreas do centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, podendo ultrapassar 100 milímetros em algumas áreas. Em São Paulo e no sul de Minas Gerais, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 20 milímetros.
Na Região Sul, a semana terá tempo firme predominante em quase toda a região, com chuvas concentradas no leste do Paraná e de Santa Catarina, abaixo de 60 milímetros. Nas demais áreas, as precipitações deverão ficar abaixo de 10 milímetros.
Grande São Paulo, hoje
Os ventos fortes e as chuvas que atingem a Grande São Paulo na tarde desta terça-feira, 07, provocaram o desabamento parcial da marquise do estacionamento do supermercado da rede Sonda, no centro de São Caetano, no ABC paulista.
Registros do acidente mostram que a marquise atingiu alguns veículos estacionados. De acordo com a Defesa Civil e com o próprio mercado, não há registro de vítimas até o momento. O mercado fica localizado no bairro Barcelona, na altura do nº 2 907 da Avenida Goiás.
O Sonda afirmou, em nota, que o local está interditado, e que já iniciou avaliação técnica para que as atividades voltem à normalidade. “Felizmente não houve feridos, apenas danos materiais”, afirmou o mercado, no comunicado.
De acordo com a Defesa Civil, a cidade de São Caetano registrou ventos de até 65 km/h na tarde desta terça. “Houve alguns chamados para quedas de árvores na região, ainda não foi possível contabilizar o total”, informou a Defesa Civil, que acompanha o caso.
Capital entrou em estado de atenção para alagamentos
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos no início da tarde desta terça, com o risco para queda de granizo na região sudeste da capital.
Após algumas pancadas, a chuva perdeu intensidade, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE). Por volta das 14h30, o CGE encerrou o estado de atenção para alagamentos na cidade,
“A chuva que atingiu a Capital paulista neste início de tarde perdeu intensidade e restou apenas chuva fraca e isolada entre os bairros de Pirituba e Vila Leopoldina, Zona Norte e Oeste, respectivamente. A combinação do calor e umidade ainda pode favorecer a ocorrência de novas áreas de instabilidades durante a tarde paulistana”, informou o centro.