Hydro Rein compra parte de UFV da Atlas
A Hydro Rein adquiriu uma participação de 20% no complexo de energia solar Vista Alegre da Atlas Renewable Energy, uma empresa que opera na área de energia renovável com forte presença na América Latina. O complexo solar de 902 MWp, que iniciou suas operações comerciais completas no início de dezembro, deverá produzir 2 TWh anualmente. Esta aquisição é um marco significativo na expansão do portfólio operacional da Hydro Rein e reforça ainda mais sua posição no mercado brasileiro de energia renovável.
Localizado em Minas Gerais, Vista Alegre é o maior complexo de energia solar do país construído em uma única fase. Em 2023, os projetos garantiram investimentos e foi assinado um contrato de compra de energia (PPA) de 21 anos com a Albras, maior consumidora individual de energia e maior produtora de alumínio do Brasil, com o fornecimento previsto para começar em janeiro de 2025.
A Hydro Rein colabora com a Atlas Renewable Energy e a Albras neste projeto desde 2021. Em março de 2023, a Hydro Rein garantiu a opção de compra de uma participação minoritária na Vista Alegre.
“Vista Alegre é um projeto fundamental para nossa estratégia de crescimento, expandindo ainda mais nosso portfólio de ativos operacionais. Até o final de 2024, atingimos uma capacidade total de 2,6 GW brutos e 0,75 GW líquidos em cinco empreendimentos eólicos e solares no Brasil e nos países nórdicos. Este investimento também fortalece nossa colaboração com a Albras e a Hydro, apoiando seus esforços de descarbonização no Brasil, e aprofunda nossa parceria estratégica com a Atlas Renewable Energy, que agora abrange quase 1,5 GW de capacidade solar”, disse Olivier Girardot, CEO da Hydro Rein.
Esta é a segunda colaboração bem-sucedida entre Hydro Rein, Atlas Renewable Energy e Albras, após o projeto solar Boa Sorte em Minas Gerais, que iniciou as operações comerciais no início de 2024.
“Vista Alegre é uma prova do nosso compromisso em forjar parcerias sólidas com empresas como a Hydro Rein e a Albras, que visam impulsionar mudanças positivas e impactantes e descarbonizar as operações por meio da energia renovável. Com dois projetos solares de grande escala no Brasil abastecendo a Albras, temos orgulho de continuar oferecendo soluções de energia renovável transformadoras e escaláveis para nossos clientes com parceiros robustos e avançar no objetivo do país de uma matriz energética mais diversificada”, disse Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy.
Com a transação finalizada, a Hydro Rein agora detém uma participação de 20% na Vista Alegre, enquanto a Atlas Renewable Energy permanece como acionista majoritária e a Albras completa a sociedade. O projeto foi construído com capital próprio dos acionistas e financiamento obtido por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Notavelmente, este é o maior empréstimo em dólares americanos para energia renovável emitido pelo BNDES até o momento.
Vista Alegre ressalta a dedicação da Hydro Rein em fornecer soluções de energia limpa e construir parcerias duradouras para acelerar a transição energética global. No Brasil, a Hydro Rein é coproprietária de mais dois ativos, além de Vista Alegre e Boa Sorte: o complexo solar Mendubim de 531 MW no Rio Grande do Norte, desenvolvido em colaboração com a Scatec e a Equinor; e o complexo eólico Ventos de São Zacarias de 456 MW, um projeto conjunto com a Macquarie Asset Management no Piauí e Pernambuco.
A Hydro Rein é uma fornecedora líder de soluções de energia renovável para indústrias, copropriedade da Hydro empresa de energia renovável e alumínio e da investidora em infraestrutura Macquarie Asset Management. A empresa possui um portfólio diversificado de mais de 60 projetos eólicos, solares e de eficiência energética em desenvolvimento em mercados centrais nos países nórdicos e no Brasil. Após três anos de crescimento em energia renovável, a Hydro Rein possui uma capacidade bruta de 8,4 GW em seu portfólio e contratos de longo prazo assinados para uma produção de 5,3 TWh por ano.
A Atlas Renewable Energy é uma empresa internacional de geração de energia renovável com uma base de ativos de mais de 8,4 GW, dos quais 2,5 GW estão em estágios avançados de desenvolvimento prontos para serem contratados e cerca de 3,6 GW estão operacionais.