ONS estima atendimento energético favorável
Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, na reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), os resultados das projeções para atendimento energético até julho de 2025. As perspectivas indicam cenário favorável, com o pleno atendimento de energia e de potência.
O período tipicamente úmido continua apresentando afluências em volume suficiente garantindo a recuperação dos níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). O nível de armazenamento em janeiro fechou com 64% de energia armazenada, cerca de 3 pontos percentuais acima do verificado em 2024 (61%). Por subsistema, os percentuais atingiram: 80% no Norte, 70% no Nordeste, 62% no Sudeste/Centro-Oeste e 61% no Sul.
“Iniciamos 2025 com um cenário bastante positivo em relação ao avanço dos níveis de armazenamento dos reservatórios. Em janeiro tivemos uma demanda elevada de energia, por conta das altas temperaturas, a carga foi atendida e, ainda assim, mantivemos a nossa estratégia de recuperação dos estoques de água das hidrelétricas. O SIN está preparado para atender a demanda nos próximos meses”, destaca o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.
Para o período de fevereiro a julho, a previsão é de que as condições de afluências no SIN irão variar entre 70% e 98% da Média de Longo Termo (MLT).
As perspectivas para a Energia Armazenada (EAR) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste ao final deste período seriam, na condição menos favorável de 1,5 pontos percentuais (p.p.) abaixo do aferido em julho de 2024. Caso se confirme a possibilidade mais otimista, o indicador seria 26,5 p.p. acima do registrado no mesmo período do ano passado. No SIN, a EAR na condição menos favorável seria 1,3 p.p. inferior àquela verificada em julho passado, ao passo que 23,5 p.p. acima na projeção superior.