Forte calor leva carga a bater novo recorde
Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou mais uma quebra de recorde na demanda de carga instantânea no Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2025. Nesta sexta-feira (21), às 14h24m, os valores inicialmente apurados pelo Operador indicaram que a demanda alcançou a marca histórica de 104.732 MW.
Esta é a quarta quebra de recorde na demanda máxima instantânea do ano. O patamar mais elevado até então havia sido registrado em 12 de fevereiro (103.754 MW) e antes dele os números mais elevados foram atingidos em 11 de fevereiro (103.335 MW) e em 22 de janeiro (102.810 MW).
“O novo recorde reforça o quanto o SIN está respondendo de forma segura e adequada à crescente demanda de carga. Os estudos de planejamento do ONS tinham mapeado esse comportamento e a operação se preparou para atender ao que estamos observando: uma constante quebra de recordes na demanda de carga, porém mantendo o equilíbrio do sistema elétrico brasileiro”, afirma Marcio Rea, diretor-geral do ONS.
A demanda de carga vem sendo diretamente impactada pelas condições climáticas e altas temperaturas registradas em diferentes regiões do país. O SIN, segundo o Operador, tem atendido plenamente à crescente demanda de carga que vem sendo registrada ao longo das últimas semanas, o que demonstra que o sistema elétrico brasileiro é robusto e opera com segurança.