CPFL digitaliza medidores em 3 distribuidoras
Da Redação, de Brasília (com apoio da CPFL Energia) —
A CPFL Energia anunciou um marco em sua estratégia de digitalização. A empresa prevê substituir cerca de 1,6 milhão de medidores convencionais por medidores inteligentes em cidades das áreas atendidas pelas distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz, até 2029. Com uma projeção de investimento de R$ 1,2 bilhão, dos quais R$ 800 milhões são provenientes do programa BNDES Mais Inovação, a iniciativa beneficiará aproximadamente 400 mil consumidores por ano. O objetivo é oferecer mais qualidade, transparência e eficiência no uso da energia elétrica.
Os municípios de Ourinhos, Jacarezinho e Ribeirão Claro, da área de concessão da CPFL Santa Cruz, serão os primeiros a receber os novos equipamentos. Jaguariúna, que também é atendida pela distribuidora, abrigou o projeto-piloto do grupo em 100% do município em 2018 e 2019 e permitiu testes, aprendizados e a validação de tecnologias para garantir uma implementação eficiente e alinhada às necessidades dos clientes. Essa instalação gradativa vai assegurar que cada nova etapa do projeto traga benefícios para todos.
Os equipamentos, fabricados no Brasil, permitem um acompanhamento digital do consumo que trará maior controle e informação para eficiência da operação do sistema e, consequentemente, deve gerar benefícios de qualidade e de relacionamento com os consumidores.
“As redes inteligentes são uma das maiores evoluções tecnológicas que teremos no setor de distribuição nos próximos anos e a troca de medidores é a base dessa transformação. Estamos falando de uma inovação que coloca o cliente no centro, oferecendo eficiência, acompanhamento no uso de sua energia e uma nova experiência ao consumidor. Devemos telemedir cerca de 400 mil clientes a cada 12 meses”, afirma Gustavo Estrella, presidente da CPFL Energia.
O investimento na troca de medidores reflete o compromisso em liderar a transformação do setor elétrico brasileiro, alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Energia 2050 e às demandas de um consumidor cada vez mais conectado e exigente.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia está há 112 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.
Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.
O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.
Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês. Em 2024, as diplomacias do Brasil e da China celebraram os 50 anos de relações oficiais entre os países. O marco é comemorado oficialmente em 15 de agosto. Desde então, segundo a CPFL, essas duas nações têm construído uma parceria sólida e diversificada, expandindo a cooperação nas áreas como energia, ciência, tecnologia limpa e inovação.