S&P Global eleva rating da FS para estável
Da Redação, de Brasília (com apoio da FS) —
A agência de classificação S&P Global elevou a perspectiva do rating de longo prazo na Escala Nacional Brasil da FS, primeira indústria de etanol inteiramente a base de milho no Brasil, de negativa para estável. Também reafirmou seu rating de crédito de emissor de longo prazo ‘brAA-‘, na mesma escala. A perspectiva estável reflete a expectativa da agência de que a FS continue apresentando melhora gradual e consistente na sua alavancagem.
De acordo com a S&P Global, a FS tem apresentado melhora consistente em sua geração de Ebitda e métricas de crédito, possibilitadas pelos maiores volumes de esmagamento de milho, menores custos do grão e melhores preços do etanol.
A expectativa da agência é de que, após ajustes no capital de giro, que reverterá operações relevantes de risco sacado em 2025, a geração de fluxo de caixa operacional livre torne-se positiva em 2026, apesar do capex (investimento) elevado.
“A melhora em nosso rating reflete o trabalho contínuo de fortalecimento da estrutura de capital da FS e nossa disciplina financeira e operacional. Estamos confiantes de que nossa trajetória de crescimento sustentável e com adequada estrutura de capital nos permitirá alcançar resultados ainda mais expressivos nos próximos anos”, comenta Rafael Abud, CEO da FS.
A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil que utiliza milho de segunda safra em 100% da produção. Hoje, com três unidades, em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste, todas no estado de Mato Grosso, a empresa tem capacidade para produzir cerca de 2,4 bilhões de litros de etanol por ano.
Além disso, conta com tecnologia de ponta para a fabricação de produtos para nutrição animal, conhecidos pela sigla DDG (Dried Distillers Grains), óleo de milho e bioeletricidade. A companhia está em processo de expansão que visa a atingir capacidade produtiva de 5 bilhões de litros de etanol por ano.