SAF já é vendido no aeroporto Tom Jobim
Da Redação, de Brasília (com apoio da Vibra) —
O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) já é comercializado no país. O biocombustível, importado, já está disponível na base localizada da Vibra, no aeroporto Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro, que recentemente recebeu a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), que garante o rastreio da sustentabilidade de toda a cadeia de fornecimento do produto, da matéria-prima, passando pela produção na biorrefinaria até a distribuição via base do aeroporto Tom Jobim (Base do Galeão), por meio da BR Aviation, unidade de negócios do grupo empresarial para serviços de abastecimento de aeronaves.
Com essa iniciativa, a distribuidora torna-se a primeira empresa a importar o SAF em escala comercial, mas também é a pioneira a disponibilizar o produto para comercialização no mercado nacional. Por meio da BR Aviation, a Vibra garante que tem conversas avançadas com diferentes companhias da aviação comercial e executiva para fornecimento, reforçando seus compromissos com a transição energética e atendendo à crescente demanda por soluções mais sustentáveis no setor de aviação.
.“Ser a primeira empresa a trazer o SAF em escala comercial para o Brasil e disponibilizar esse produto para nossos clientes no mercado nacional nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a descarbonização. Continuaremos empenhando nossos esforços para tornar a matriz energética brasileira cada vez mais forte e competitiva, atendendo nossos clientes com o combustível que eles necessitarem”, afirma Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações da Vibra.
O SAF é produzido a partir de fontes renováveis e reduz cerca de 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao combustível de aviação convencional, contribuindo para a construção de um futuro mais limpo e sustentável. O produto disponibilizado pela Vibra foi produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), uma das matérias-primas de menor intensidade de carbono, já que se trata de um resíduo.
Todo o processo, desde a busca pelo fornecedor, importação, certificações, até a mistura do SAF com o combustível de aviação de origem fóssil na base da Vibra no Galeão, durou 10 meses de planejamento e execução, iniciados logo após a operacionalização do primeiro Book & Claim da América Latina também viabilizado pela Vibra, em parceria com a Gol, em junho de 2024.
Em janeiro deste ano, 23 isotanques (contêineres tanque) com cerca de 550 mil litros de SAF, partiram do porto de Antuérpia, na Bélgica, com destino ao Rio de Janeiro, marcando o início de uma nova era para o mercado de combustíveis sustentáveis no Brasil.
A mistura do SAF ao combustível de aviação convencional será inicialmente na proporção de 10% de SAF e 90% de combustível fóssil, contribuindo para a redução das emissões de carbono nos voos abastecidos pela Vibra com esse combustível. O pioneirismo da Vibra quebra barreiras importantes e demonstra a viabilidade de adoção do SAF na aviação brasileira, proporcionando também o desenvolvimento da expertise Vibra com a mistura e permitindo que, posteriormente, percentuais maiores possam ser adicionados ao combustível de aviação convencional, até o limite de 50%, conforme atualmente permitido pelas normas internacionais.