Edvaldo assume presidência da Abrace
O consultor Edvaldo Santana foi indicado para ocupar a presidência executiva da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Desde o momento em que o engenheiro Paulo Pedrosa deixou o cargo, para ocupar a Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia, a Abrace vinha funcionando sem um substituto oficial. Primeiramente, o ex-diretor Luciano Pacheco Santos, já aposentado, retornou à associação temporariamente e ficou algumas semanas respondendo pela função.
Depois, a presidência ficou vaga, enquanto o Conselho tentava designar um ocupante em caráter definitivo. O nome de Edvaldo Santana já circulava há algumas semanas na área de energia elétrica como novo presidente da Abrace. Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, ele vinha trabalhando como consultor.
A Abrace, nos últimos tempos, tem tido uma agenda concentrada em duas questões básicas: o valor da conta de energia para os grandes consumidores e a inserção do gás natural, em preços competitivos, no mercado brasileiro. Edvaldo é considerado um grande especialista em tarifas do setor elétrico, sendo responsável por parte da metodologia utilizada pela Aneel.