Novos diretores do Cepel tomam posse
Da Redação, de Brasília (Com apoio do Cepel) —
Os novos diretores do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel foram empossados nesta segunda-feira, 16 de janeiro, na sede da Eletrobras, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Centro, Carlos Eduardo Gonzalez Baldi, diretor de Geração da holding. Assumiram os cargos Marcio Szechtman, como diretor-geral; Raul Sollero, como diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Aracilba da Rocha, como diretora Financeira e Administrativa. Alcêo Mendes permanece como diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental da instituição.
Marcio Szechtman é graduado e mestre em Engenharia Elétrica e atua no setor elétrico há 44 anos. Ingressou no Cepel em 1976. Foi consultor e trabalhou para cerca de 15 países, atuando nas áreas de planejamento e operação de sistemas, regulação elétrica, tarifas, planejamento ambiental e análises econômico–financeiras de projetos de transmissão de energia e interligações transnacionais.
Raul Balbi Sollero se formou como engenheiro eletricista na UFMG e fez mestrado na Coppe. Começou a trabalhar no Cepel em 1982. Seus principais temas de interesse incluem estabilidade e proteção de sistemas elétricos, processamento de sinais e modelagem de equipamentos e operação de sistemas elétricos em tempo real, nos quais publicou mais de 60 artigos técnicos. O diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental é Alcêo Mendes de Souza Junior, que exerce a função desde 2012. Também é engenheiro eletricista formado na UFF, com MBA em Planejamento e Gestão Empresarial e extensão em Gestão Empresarial Avançada. Trabalhou em Furnas de 1980 a 2012.
A diretora administrativa e financeira, Aracilba Alves da Rocha, é graduada em Engenharia Civil. Especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano, Gestão de Habitação Popular e Finanças Públicas, possui mais de 30 anos de experiência em administração de empresas públicas, especialmente em gerenciamento executivo abrangendo empresas do setor elétrico, telefonia e saneamento. Entre 2005 e 2008, foi diretora de Administração da Eletrobras. No mesmo período foi membro do Conselho Deliberativo do Cepel. Nos últimos anos, esteve à frente da Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba.