CPFL Energia tem novo diretor de Regulação
Da Redação, de Brasília (Com apoio da CPFL Energia) —
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, tem um novo diretor de Assuntos Regulatórios para o Mercado Regulado. Andre Gomes da Silva, engenheiro eletricista, assume a posição e passa a responder diretamente para Luis Henrique Ferreira Pinto, vice-presidente de Operações Reguladas da companhia.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Engenharia de Itajubá (Unifei), Silva participou do Leadership Development Program da Darden School of Business, da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos. Possui mais de 19 anos de experiência no setor elétrico, exercendo cargos de liderança em órgãos e empresas como AES Eletropaulo e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O executivo também foi Conselheiro Titular do Conselho de Orientação de Energia do Estado de São Paulo (COE-ARSESP) e atuou como Vice Presidente do Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de São Paulo (SindiEnergia). A escolha de Silva para a posição ocorreu após um criterioso processo de seleção e está em linha com as melhores práticas de governança do mercado.
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW, no final do terceiro trimestre de 2017.