Stephen Prince assume Largo Clean Energy
Da Redação, de Brasília (com apoio da Largo Clean Energy) —
A canadense Largo Clean Energy anuncia hoje Stephen Prince como novo presidente. O executivo tem experiência em negócios de alta tecnologia para o setor e irá apoiar a estratégia da empresa de utilizar o vanádio extraído em Maracás (BA) e adquirido de outras fontes para oferecer uma opção de baterias de longa durabilidade e alta capacidade para as fontes intermitentes de energia, impulsionando a transição energética mundial.
Prince substituirá Ian Robertson, que tinha sido indicado como presidente interino da LCE em 22 de julho de 2021, durante o período de busca formal da empresa por um presidente permanente. Robertson continuará sendo co-chair do Conselho de Administração e chair do Comitê de Energia Limpa.
Sephen Prince é um executivo do setor de energia com experiência em negócios de alta tecnologia em crescimento, incluindo aqueles voltados ao armazenamento de energia de longa duração. Ele é bacharel em Ciências Contábeis pela California State University (Fullerton) e possui mestrado em Impostos pela Golden Gate University.
Anteriormente, atuou no conselho da Enerox CellCube, pioneira em soluções de baterias de fluxo de vanádio com sede na Áustria e ocupou o cargo de presidente da Centrica Business Solutions para a América do Norte, na qual liderou a implantação de soluções distribuídas de energia nos mercados dos Estados Unidos e Canadá.
Também conta com experiência extraída de funções executivas e estratégicas em empresas como Oracle Corporation, Saic, Alliance Data Systems e Edison International.
O novo presidente contribuiu para transformar várias empresas de tecnologia em energia por meio de liderança estratégica e de execução comercial aprimorada. Sua expertise reside tanto na compreensão das nuances da tecnologia, implantação e modelos de negócios em todo o setor de energia, quanto na valorização dos retornos aos acionistas e investidores institucionais por meio de processos de transição energética e da jornada para zero emissões líquidas de gases de efeito estufa.
Durante o período em que foi CEO da Younicos AG, pioneira e líder global em armazenamento de energia, Prince garantiu US$ 50 milhões em capital de crescimento e gerenciou a venda subsequente da empresa para o grupo FTSE-250 Aggreko plc.
A Largo tem feito um trabalho com a utilização dos depósitos de vanádio de sua mina Maracás Menchen, no Brasi, consideradas como de maior qualidade do mundo.