AES Brasil anuncia mudanças no CA
Da Redação, de Brasília (com apoio da AES Brasil) —
A AES Brasil Energia comunicou mudanças em seu Conselho de Administração. Julian Nebreda, indicado pela The AES Corporation, renunciou a sua atual posição como presidente do Conselho de Administração da AES Brasil, em função da reestruturação realizada na AES Corp, onde assumiu a liderança da Unidade de Negócios dos EUA e das linhas de negócios globais, como vice-presidente executivo, presidente de Negócios dos Estados Unidos (US Businesses) e das Linhas de Negócios Globais (Global Business Lines) da AES.
No seu lugar, como presidente do Conselho de Administração da Companhia, assumiu Francisco Morandi, conselheiro da Companhia desde 2020 e executivo da AES Brasil nos anos de 2014 a 2017.
O Conselho de Administração da Companhia também conta com dois novos conselheiros: Juan Ignacio Rubiolo, líder de Negócios Internacionais da AES Corp, e Madelka McCalla, vice-presidente Global de Relacionamento com Stakeholders e Impacto Social da AES Corp.
Em decorrência da recente reestruturação da AES Corporation, Juan Ignacio passou a ser responsável por todos os negócios internacionais da AES, incluindo os do Brasil. Ele terá como desafio alavancar sinergias, ganhar escala, liderar a transição energética e impulsionar o crescimento em todas as diferentes Unidades Estratégicas de Negócios Regionais.
Mestre em Gestão de Projetos pela Universidade de Quebec, no Canadá, Juan Ignacio trabalha na AES há 20 anos. Em 2018, foi nomeado presidente da AES no México, América Central e Caribe. No cargo, teve a oportunidade de firmar importantes parcerias com líderes regionais, reguladores, clientes e comunidades a fim de transformar a matriz energética de economias inteiras e fornecer soluções mais sustentáveis e inteligentes.
“Sinto muito orgulho em assumir este novo desafio de liderar a Unidade de Negócios Internacionais. Todos juntos, sempre colocando a segurança em primeiro lugar, com elevado padrão de excelência, vamos trabalhar como um único time para alavancar sinergias, ganhar escala e liderar a transição energética, impulsionando o crescimento em todas as diferentes Unidades Estratégicas de Negócios regionais”, afirmou Juan Ignacio.
Julian Nebreda, que era responsável pelo Brasil desde 2016, assumiu a unidade de negócio dos Estados Unidos com o desafio de maximizar o aproveitamento de suas capacidades e vantagens competitivas únicas para o atendimento às necessidades de seus clientes e entrega de soluções de energia mais sustentáveis e inteligentes.
Em substituição a Julian Nebreda na cadeira de presidente do Conselho de Administração da AES Brasil estará o conselheiro Francisco Morandi, que conta com ampla expertise no mercado financeiro e no segmento de energia. Morandi é engenheiro civil e possui pós-graduação em Finanças Corporativas, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana, em Caracas, além de programas de liderança executiva cursados nas Universidades de Georgetown, MIT e a Escola Darden de Negócios da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos.
“Seguiremos com o direcionamento estratégico da AES Brasil nas tomadas de decisões, zelando pelos interesses da organização como um todo, garantindo a boa governança corporativa da empresa e liderando com soluções inovadoras a transição energética sustentável do país, afirma Francisco Morandi, recém anunciado presidente do Conselho de Administração da AES Brasil.
Já Madelka McCalla está na AES Corp há mais de oito anos e atualmente é vice-presidente Global de Relacionamento com Stakeholders e Impacto Social da AES Corp. Sua trajetória tem sido marcada pela implementação de abordagens estratégicas que permitem o engajamento dos stakeholders, melhorando vidas e fazendo a diferença no dia a dia das comunidades do entorno das operações da empresa. Possui ainda experiência em relações governamentais, stakeholders e desenvolvimento de modelos de negócios que criam valores empresariais e sociais. McCalla apoiará o Conselho na orientação da administração para ampliar e aprofundar os relacionamentos com as partes interessadas locais e globais e identificar novos modelos de negócios que criem valor econômico e social.
Perfis do presidente e novos conselheiros
Francisco Morandi – membro efetivo do Conselho de Administração da AES Brasil desde novembro de 2020 e diretor vice-presidente Global de Estratégia Corporativa da AES Corporation desde junho de 2021. Nos últimos cinco anos, foi membro do Conselho de Administração da AES Tietê Energia S.A., de 2018 a 2021; membro do Conselho de Administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., companhia aberta, de abril de 2009 a janeiro de 2018; diretor vice-presidente de Clientes Estratégicos Globais da AES Corporation de julho de 2019 até maio de 2021; diretor vice-presidente de Estratégia Corporativa e Investimentos da The AES Corporation de novembro de 2017 até junho de 2019; diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da AES Tietê, AES Sul e Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., companhias abertas, de dezembro de 2014 a setembro de 2017. Além disso, desde 2019, é membro do conselho Brazil-US Business Council de Washington.
Juan Ignacio Rubiolo – bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Austral, na Argentina, e mestre em Gestão de Projetos pela Universidade de Quebec, no Canadá, Rubiolo trabalha na AES há 20 anos. Em 2018, foi nomeado presidente da AES no México, América Central e Caribe. Na função, trabalhou em parceria com líderes regionais, reguladores, clientes e comunidades para transformar a matriz energética de economias inteiras e fornecer soluções mais sustentáveis e inteligentes. Desde que ingressou na AES em 2001, tem participado ativamente da abertura dos mercados de eletricidade na Argentina, Filipinas, Panamá e República Dominicana. Também liderou o fechamento da primeira exportação de energia da AES da Argentina para o Brasil, que foi um marco regional na interconexão. Nos últimos três anos, liderou a aceleração de soluções de energia inovadoras, como projetos de iluminação eficiente e geração solar para autoconsumo de grandes clientes comerciais e industriais e outros projetos.
Madelka McCalla – bacharel em Ciências Políticas, Sociologia e Governo pela McGill University em Montreal, Canadá, e mestre em Governança Global e Políticas Públicas, Relações Internacionais e assuntos relacionados pela Technische Universität Darmstadt, na Alemanha, Madelka trabalhou no gabinete do Coordenador Residente da ONU no Panamá como especialista em Coordenação. Uma de suas responsabilidades foi identificar as necessidades e prioridades de seu país de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de monitorar e avaliar a implementação de projetos integrados da entidade. Trabalhou também, para o serviço estrangeiro panamenho como conselheira política na Embaixada do Panamá em Washington D.C., e como especialista no assunto do Conselho de Segurança da ONU na Região dos Grandes Lagos na Missão Permanente do Panamá, junto à Organização em Nova Iorque.
Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,5 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6 GW de capacidade instalada.