bp Bunge Bioenergia anuncia mudanças no CA
Da Redação, de Brasília (com apoio da bp Bunge Bioenergia) —
A bp Bunge Bioenergia informou ao mercado a decisão de Mario Lindenhayn, atual presidente-executivo e do Conselho de Administração da companhia, de aposentar-se a partir de janeiro de 2024, para dedicar-se a projetos pessoais.
Com isso, Nigel Dunn, atualmente vice-presidente sênior de biocombustíveis da bp, assumirá, a partir de 31 de outubro, a posição de presidente do Conselho de Administração da bp Bunge Bioenergia. Geovane Consul, CEO da companhia, que participou da fundação e consolidação da empresa juntamente com Lindenhayn, reportará diretamente ao Conselho de Administração.
“Mario deixa um importante legado. Sua sólida experiência, visão estratégica e liderança contribuíram de maneira significativa para a criação e desenvolvimento da BP Bunge”, diz o CEO Geovane Consul. “Respeitamos sua decisão e vamos apoiar a integração de Nigel Dunn, cuja atuação e experiência em biocombustíveis são igualmente sólidas e estratégicas”.
“Desejo sucesso ao Nigel pelo novo desafio e agradeço ao Mário, que teve um papel determinante desde a criação e integração da joint venture, contribuindo de forma estratégica para o crescimento e solidez do negócio no Brasil”, afirma Julio Garros, copresidente global de agronegócios da Bunge e membro do Conselho de Administração da bp Bunge.
Com uma trajetória profissional de quase 40 anos, moldada em posições executivas no Brasil e no exterior, sendo 15 anos dedicados ao setor de bioenergia, Mario foi um dos idealizadores da formação da bp Bunge, joint venture criada em 2019, a partir dos negócios de bioenergia da bp e da Bunge.
“Não poderia deixar de expressar o privilégio que foi participar da criação e construção da empresa, ao lado de Geovane Consul e de um time de profissionais extremamente qualificados que seguem dedicados à consolidação da bp Bunge como referência no setor, contando com a vasta experiência e apoio de Nigel Dunn. Após a conclusão do processo de transição, sigo para um novo capítulo da minha história, com entusiasmo e orgulho do que fizemos juntos,” afirma Mario Lindenhayn.
Nigel Dunn, engenheiro químico de formação, atua há 35 anos na bp, tendo trabalhado na Europa, EUA, Ásia e Austrália, em diversas áreas e posições executivas e, desde 2022, é vice-presidente sênior de biocombustíveis da bp. “Os biocombustíveis vão desempenhar um papel importante como uma das soluções para descarbonizar os sistemas energéticos do mundo. A bp Bunge vem apresentando um desempenho excelente e estou entusiasmado com o rumo que podemos levar o negócio. Estou ansioso para trabalhar com os outros membros do Conselho e a equipe bp Bunge para concretizar esse futuro”, conclui Nigel Dunn.
A bp Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e Bunge, está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País. A companhia também é destaque em bioenergia (etanol e bioeletricidade), atua na transição energética com fontes mais limpas e renováveis e alimenta o mundo com o açúcar brasileiro. Presente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de 32,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Com mais de 8,5 mil colaboradores, a bp Bunge Bioenergia está focada na sua visão de ser referência mundial em energia sustentável.