EDP South America troca comando
Da Redação, de Brasília (com apoio da EDP) —
A EDP South America, estrutura do grupo EDP que atua em todos os segmentos do setor elétrico, informou que o seu presidente João Marques da Cruz permanecerá à frente da Companhia até 31 de maio, data em que cessará as suas funções. Até à referida data, João detém o cargo com todos os poderes e atribuições decorrentes do mesmo, de forma que não haja qualquer descontinuidade nas operações e nos negócios do Grupo EDP na América do Sul.
Segundo a empresa, o mandato do presidente da EDP na América do Sul tem sido marcado por significativas conquistas e acréscimo de valor ao grupo. Dentre elas, destacam-se a entrega contínua e consistente de resultados econômicos, a implementação da estratégia de rotação de ativos, a melhoria dos indicadores operacionais dos negócios e a criação da EDP América do Sul através da integração das atividades da EDP Brasil e EDP Renováveis no Brasil e Chile.
Estão previstos relevantes desafios nos próximos meses a prosseguir ainda por João Marques da Cruz, mais especificamente a finalização do processo de prorrogação das concessões de distribuição de energia. “Na última terça-feira, a Aneel aprovou a minuta do termo aditivo de prorrogação das concessões por mais 30 anos, uma significativa vitória amplamente comemorada pelo setor, e especialmente pela EDP devido ao caso singular da concessão do Espírito Santo”, assinala um comunicado divulgado pela empresa.
“O João juntou-se à EDP em 2007 e, ao longo dos últimos 18 anos, desempenhou um papel importante na expansão global da Companhia. O seu mandato como presidente da EDP na América do Sul foi marcado por uma trajetória de crescimento e entrega de resultados, que hoje se reflete na posição de destaque da EDP nesta região estratégica. Gostaria de expressar o meu profundo agradecimento pela sua dedicação e pelo legado que deixa, desejando-lhe o maior sucesso no futuro”, afirmou Miguel Stilwell, CEO da EDP.
“É um grande privilégio trabalhar na EDP e trabalhar no Brasil tem sido um dos pontos altos do meu trajeto na empresa. Agradeço a todas as pessoas da EDP na América do Sul que trilham e constroem comigo esta história de sucesso, e ao Miguel Stilwell a confiança depositada, o que me permitiu estar nesta deliciosa jornada neste país fantástico”, afirmou João Marques da Cruz.
A partir de 1 de junho, a EDP Brasil pretende designar João Brito Martins como diretor-presidente da Companhia, cargo que acumulará com a responsabilidade pela gestão da EDP na América do Sul. João Brito Martins desempenha funções no grupo EDP desde 2005, tendo sido diretor-geral da EDP Espírito Santo entre 2017 e 2020 no Brasil e posteriormente ice-presidente de Distribuição da EDP Brasil até dezembro de 2021. Em janeiro de 2022, João Brito Martins foi designado administrador da E-Redes em Portugal.