N5X contrata Michel Maranzana
Da Redação, de Brasília (com apoio da N5X) —
A N5X, futura bolsa brasileira de energia, anunciou a contratação de Michel Maranzana como diretor de Clientes. Com mais de 20 anos de experiência no setor, o executivo chega em um momento de expansão das operações e de consolidação da N5X como referência no mercado de trading.
Formado em Engenharia Elétrica pelo Mackenzie e pós-graduado em Finanças pelo Insper, Maranzana tem histórico na estruturação e transformação de negócios, planejamento estratégico e financeiro, bem como realização de operações complexas.
Na AES Brasil, liderou a implementação da primeira mesa de comercialização do grupo AES no mundo, acelerando o plano de negócios de 4 anos para 1 ano. Contribuiu para desenvolver novos produtos e estabeleceu parcerias estratégicas viabilizando a gestão do comercializador varejista do grupo. Antes disso, a frente da mesa de trading da EDP, incorporou a gestão multidisciplinar ao portfólio unificado, além da realização de operações significativas de hedge de geração de energia.
Possui ainda background em finanças, com cases de sucesso em gestão e controle financeiro, e experiência internacional realizando operações de M&A na Europa, Ásia e América Latina.
“De 2018 para cá, vivenciamos cerca de uma situação de default por ano no trading de energia. A estrutura de clearing desenhada pela N5X chega para endereçar essas situações, com segurança financeira e aumento de liquidez, a contraparte central mitiga o risco de contraparte e o risco sistêmico”, diz Maranzana.
Desde o início da operação, em junho de 2024, a plataforma da N5X permite a formalização, por meio de contratos do tipo padrão, da compra e venda entre os participantes do mercado de energia. Nesta fase, a negociação é bilateral, com entrega física de energia. Como parte do plano de avançar no desenho de mercado de trading de energia, que prevê a atuação como clearing, a empresa vai inaugurar neste ano a negociação em tela.
“A N5X atua para liderar a transformação do setor, e o mercado já demonstra forte interesse em se comprometer com o projeto, operando na plataforma e atuando junto aos comitês colaborativos de estratégia e produtos”, afirma o executivo, que vê no respaldo e na expertise dos acionistas – o grupo europeu EEX, maior bolsa de energia do mundo, e a B3, por meio do fundo L4 – fatores decisivos para ampla participação de players nacionais e internacionais no mercado brasileiro.
Atualmente, a plataforma de trading da N5X tem cerca de 250 empresas registradas. A CEO da N5X, Dri Barbosa, diz que o time ganha com o perfil e a atuação multidisciplinar de Maranzana. “Ele traz conhecimento do setor elétrico e, mais especificamente, de trading de energia. Ele sabe das dores e conhece os participantes do setor. Com um repertório multidisciplinar e experiência na estruturação de projetos, vai construir, junto ao mercado, as soluções endereçadas”, afirma a executiva.
Sobre a N5X
A N5X é a nova bolsa de energia brasileira, que combina a expertise local em infraestrutura do mercado financeiro com a experiência do Grupo EEX no desenvolvimento bem-sucedido de mercados internacionais de energia. Ela opera em uma joint venture entre a brasileira L4 Venture Builder e a Nodal Brazil sediada nos EUA.
L4 Venture Builder é um fundo de investimento independente que conta com investimento da B3 e opera com um formato flexível para desenvolver seus negócios. Ele seleciona projetos nos quais terá participação acionária em setores com alto potencial de crescimento.
Quanto a European Energy Exchange (EEX) é uma bolsa de energia líder que constrói, junto a seus clientes, mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis em todo o mundo. Como parte do Grupo EEX, um grupo de empresas que atende mercados internacionais de commodities, ela oferece contratos de eletricidade, gás natural e certificados de energia renovável, bem como produtos agrícolas e de frete. A EEX também fornece serviços de registro e realiza leilões de garantias de origem em nome do Estado francês.
A Nodal Brazil é uma entidade independente que busca oportunidades de investimento em projetos selecionados no Brasil, seguindo a missão do Grupo EEX de construir mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis ao redor do mundo. Ela faz parte do Grupo EEX, que pertence ao Grupo Deutsche Börse.