Marcio Felix é reeleito para presidir ABPIP
Da Redação, de Brasília (com apoio da ABPIP) —
Marcio Felix foi reeleito presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) para o biênio 2025/2027. A eleição foi realizada nesta quarta-feira. 26 de março, no Rio de Janeiro, em Assembleia Geral Ordinária (AGO).
“Nesse novo biênio, vamos nos dedicar ainda mais para fazer acontecer a agenda de competitividade dos produtores independentes. Estaremos mais e mais presentes em Brasília, além de consolidar nossa sede no Rio de Janeiro”, contou Felix.
Nos próximos dois anos, a nova diretoria pretende atuar de forma mais itinerante, especialmente no Rio de Janeiro (local da nova sede da Associação) e em Brasília, para acompanhamento mais próximo da agenda regulatória, para contribuir com o Governo Federal nas pautas relevantes do setor.
Entre os objetivos da ABPIP também se encontra uma presença mais ativa em eventos regionais, aumentando a interação com as áreas de atuação dos associados, e maior proximidade junto aos fornecedores de bens e serviços.
Na agenda da ABPIP para o novo biênio está a busca por condições para que as empresas independentes possam ser cada vez mais longevas, produzir mais, dar mais vida útil aos campos existentes e aos novos que venham a ser descobertos, tanto em terra como no mar, seja petróleo ou gás.
Segundo Felix, no mar, são prioridade os tiebacks, que são as conexões de poços e campos que estão satélites a plataformas existentes, para se tornarem competitivos e para dar vida a áreas que existem especialmente no litoral Sudeste.
“Vamos acompanhar a agenda do Congresso Nacional, que afeta direta e indiretamente a nossa indústria, especialmente em questões como licenciamento ambiental, regulação da Reforma Tributária e medidas discutidas no âmbito do Conselho Nacional de Política Energética”, salientou Félix.
Ele explicou que a associação está estruturando um time para dar um suporte nessa área regulatória. “Eu, pessoalmente, vou me dedicar ainda mais para estar presente nesses fóruns. Embora a minha base seja Rio de Janeiro, também estarei bastante em Brasília e nos eventos regionais, buscando o crescimento das empresas independentes no Brasil”, completou o presidente recém-reeleito, que é o CEO da Energy Platform.
O gás natural continuará tendo espaço de destaque na agenda da entidade. A ABPIP integra o Conselho de Usuários e o Fórum do Gás e elaborou o Ranking das Legislações Estaduais (Relivre), ferramenta interativa para acompanhar as normas estaduais referentes à abertura do mercado livre de gás natural no Brasil.
Além de Marcio Felix, compõem a Diretoria e Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2023/2025: João Vitor Silva Moreira, da PetroReconcavo; Jorge Alejandro Boeri, da Brava Energia; Aurélio Cesar Nogueira Amaral, da Eneva; Emiliano Gomes Fernandes, da Prio; Alex Garcia de Almeida, da BW Energy; e Braulio Xavier Bastos, da Trident Energy.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos Clarindo Machado Neto, da Mandacaru Energia; Leonardo Monteiro Caldas, da Perenco; e Alexandra de Rezende Garchet, da Origem Energia.