Energia é retrato cruel da crise econômica
É verdade que janeiro é um mês atípico, pois muita gente entra em férias, o que desloca o consumo de energia elétrica, mas, de qualquer forma, sempre se registra uma redução sazonal. Neste ano, entretanto, em plena recessão, os dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), nesta quinta-feira, 14 de janeiro, revelam números dramáticos da crise econômica, com uma queda de 9,6% no consumo de energia neste mês.
Em um comunicado à imprensa, a CCEE assinalou que, a indústria, setor de extração de minerais metálicos (-25,3%) e veículos (-22,7%) lideram a redução na comparação com o ano passado, conforme os dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 12 de janeiro. Na geração, houve uma diminuição de 9,9%, comparando-se com o mesmo período de 2015.
As informações constam da mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais. O consumo de energia, em janeiro, somou 56.804 MW médios, apresentando reduções de 8% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e 14,9% no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores.