Portabilidade da conta de luz
A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) continua o seu trabalho em favor da expansão do mercado livre. A proposta é modernizar as relações de consumo da energia elétrica, fixando em lei um cronograma bem definido que permita a portabilidade da conta de luz a todos os consumidores até 2022, respeitando-se todos os atuais contratos do setor elétrico.
Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, em Brasília, a associação realizou um seminário, quando reuniu associados, consultores empresariais e assessores legislativos, entre outros, para discutir os vários temas que envolvem a portabilidade. Um projeto de lei nesse sentido, de número 1917, tramita na Câmara dos Deputados.
Na Aneel, a proposta da Abraceel é vista com alguma reserva, pois, na avaliação de funcionários qualificados da agência, o Brasil é muito complexo, sob o ponto de vista social, para implementar uma mudança tão radical assim, no segmento do consumo residencial.
No entanto, as mesmas fontes garantiram a este site que simpatizam com uma outra ideia da Abraceel, que é expandir o mercado livre para o lado industrial, permitindo que todas as indústrias brasileiras tenham acesso à energia livre. “O importante é revisitar os processos de comercialização do setor elétrico, inclusive a forma atual de precificação”, salientou uma fonte credenciada da Aneel.