Sergipe abre mercado do gás
O Estado de Sergipe se prepara para abrir o mercado de gás. A informação foi prestada ao diretor técnico da Abraceel, Alexandre Lopes, que, no início do mês, foi recebido pelo presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Sergipe, Edvaldo Nogueira. Brevemente, o estado deverá realizar uma audiência pública para debater o assunto.
Sergipe tem um consumo médio diário de gás natural próximo a 300 mil metros cúbicos, sendo 200 mil metros cúbicos de responsabilidade do consumo industrial. Na avaliação da Abraceel, a regulamentação do mercado livre em Sergipe poderá fomentar o desenvolvimento da indústria local através de oportunidades de comercialização que poderão ser geradas.
O estado de Sergipe também está preocupado com a necessidade de garantir o livre acesso às redes pelos consumidores livres e produtores independentes. Outra preocupação é regulamentar as figuras do comercializador, autoprodutor, autoimportador e outros agentes previstos na chamada “Lei do Gás”.